Inmet indica calor e tempo seco ao longo do final de semana em Juiz de Fora

Clima pode mudar no domingo, e há chance de chuva no fim do dia


Por Mariana Souza*

08/05/2025 às 15h39- Atualizada 08/05/2025 às 16h34

Março se despede com leve aumento nas temperaturas
(Foto: Leonardo Costa)

O tempo firme e as temperaturas elevadas devem predominar até o final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (9) e o sábado (10) serão marcados por sol forte e calor. 

No entanto, uma mudança no tempo no domingo (11) traz aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca à noite. A instabilidade deve continuar na segunda-feira (12), que terá céu nublado e clima ameno.

Nesta sexta-feira, o sol aparece entre algumas nuvens e não há previsão de chuva. As temperaturas variam entre os 19 graus Celsius pela manhã, e 30 os graus à tarde.

No sábado, o cenário se repete: tempo seco, calor e céu com variação de nuvens ao longo do dia. As temperaturas também ficam entre 19 e 30 graus.

Já o domingo começa abafado, com sol entre nuvens, e o tempo muda no fim do dia. A nebulosidade aumenta à tarde e há chance de chuva fraca e isolada à noite. A mínima será de 18 graus, e a máxima, de 29.

Na segunda-feira, o céu permanece encoberto, com temperaturas mais baixas, variando entre os 14 e os 23 graus. A umidade relativa do ar aumenta e há previsão de chuva à noite, indicando a entrada de uma massa de ar mais fria na região.

Maio marca início de tempo seco

De acordo com a previsão do Inmet para os próximos meses, os volumes de chuva tendem a diminuir significativamente ao longo do trimestre maio, junho e julho. As precipitações tornam-se cada vez mais raras e, quando ocorrem, geralmente estão associadas à passagem de frentes frias. Com isso, a umidade relativa do ar entra em declínio, o que piora a qualidade do ar e aumenta o risco de queimadas e incêndios, sobretudo a partir de julho.

Neste período do ano, as manhãs e noites costumam ser mais amenas, enquanto as temperaturas se elevam consideravelmente durante o dia. As máximas apresentam pouca variação de um mês para outro, mas as mínimas caem de forma expressiva de maio para junho, mantendo-se baixas também em julho — um dos principais traços do inverno na região.

*estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.