Terceiro do ano: Defesa Civil de Juiz de Fora emite alerta para onda de frio intensa e prolongada
Aviso é válido até o dia 13 de julho e órgão reforça cuidados com grupos vulneráveis e riscos de aquecedores improvisados

A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) emitiu um alerta para a terceira onda de frio do ano de 2025, que deve atingir a cidade com temperaturas baixas de forma prolongada. O aviso teve início nessa quinta-feira (3), e permanecerá válido até as 10h do dia 13 de julho.
Segundo o órgão, o fenômeno é provocado por uma massa de ar frio que se encontra estacionária sobre a região da Zona da Mata desde a última quarta-feira (2). A persistência desse sistema manterá o tempo frio por um período estendido, exigindo atenção da população.
Cuidados especiais e recomendações
Diante do cenário, a Defesa Civil reitera a necessidade de cuidados especiais com os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio.
A população também é fortemente orientada a não utilizar métodos improvisados de aquecimento, como fogueiras, latas com álcool ou churrasqueiras em ambientes fechados. Tais práticas representam um alto risco de incêndios e de intoxicação por monóxido de carbono, um gás invisível e sem cheiro que pode ser fatal.
Como receber os alertas
Para se manter informado e receber os comunicados oficiais diretamente no celular, o cidadão pode se cadastrar gratuitamente no serviço de alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP de sua residência para o número 40199. O serviço é totalmente gratuito.
Além disso, a Defesa Civil de Juiz de Fora divulga todas as atualizações, emissões de alertas e orientações em seu perfil oficial no Instagram, sendo um canal importante para o acompanhamento da situação.
Madrugada de sábado pode ser a mais fria do ano
Nesta sexta-feira (4), Juiz de Fora amanheceu gelada, com mínima de 11,9 graus registrada por volta das 2h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o transporte de ar úmido e frio vindo do mar, provocado por um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio, deixa o céu encoberto e aumenta a possibilidade de chuva para o fim de semana.
A madrugada de sexta (4) para sábado (5) deve ser a mais gelada, com mínima prevista de 8 graus. Durante o sábado, os termômetros não devem passar dos 20 graus.
No domingo (6), as temperaturas sobem um pouco, a mínima fica em torno de 10 graus e a máxima chega novamente aos 20 graus. Apesar do céu nublado, não há previsão de chuva para os dois dias.