Mais 8 partidos realizam convenções; Isauro e Júlio são confirmados como candidatos
PDT e PSB ratificam coligação com PT, União deixa a cargo do diretório nacional, Republicanos não terá apoio de outros partidos e Solidariedade e Podemos realizam convenção junto do MDB
Nesta última semana, oito novos partidos realizaram suas convenções partidárias em Juiz de Fora. Isauro Calais (Republicanos) e Júlio Delgado (MDB) foram confirmados como candidatos a prefeito, com as candidatas a vice também definidas. O primeiro, seguirá sem apoio de outros partidos, enquanto o segundo realizou seu evento junto de outras duas legendas, mesmo que não tenham declarado o apoio nos próprios registros. Houve ainda ratificações de coligação já anunciada, decisão que será tomada por diretórios de esferas maiores e divulgação de apoio dias após a convenção.
A primeira convenção após o último fim de semana foi realizada das 19h30 às 21h de segunda-feira (22), na Câmara Municipal. O posicionamento oficial do União Brasil foi de que a decisão por coligação seria realizada posteriormente, em diálogo com as Executivas Estadual e Nacional do partido. O União confirmou 16 homens e oito mulheres para concorrer a uma vaga no Legislativo, o mínimo requisitado pela cota de um só gênero.
Já às 19h da terça-feira (23), o Mobiliza sequer deliberou sobre as eleições majoritárias, apenas decidindo, no Hotel Cesar Inn, pelos nomes de quatro homens e quatro mulheres que concorrerão ao cargo de vereadores. O partido é o único que dividiu as vagas – que poderiam ser até 24 – igualmente entre os dois gêneros, até então.
Também às 19h de terça, o PSB se reuniu na Câmara, onde foi comunicada a coligação que já havia sido anunciada pelo PT, assim como o nome do presidente do Diretório Municipal, Marcelo Detoni, como candidato a vice-prefeito. O partido também indicou o número mínimo de mulheres permitido para concorrer a vereadoras, sendo oito, e 16 homens.
Na quarta-feira (24), também às 19h na Câmara, o Republicanos oficializou Isauro Calais como candidato a prefeito e Sônia Parma, do mesmo partido, como candidata a vice. Tanto a chapa quanto a decisão de que o partido não fará coligação neste pleito foram aprovadas por unanimidade. A chapa de vereadores é composta por nove mulheres e 15 homens.
Também na quarta, a partir das 19h, Podemos, Solidariedade e MDB fizeram suas convenções na sede do último, na Praça da República, no bairro Poço Rico. Mesmo assim, nenhum deles declarou oficialmente, nas atas, a coligação, com os convencionais delegando a decisão às Executivas Municipais.
O MDB confirmou Júlio Delgado como seu candidato a prefeito, por unanimidade, assim como a decisão de outorgar poderes à Comissão Provisória para a escolha de candidato a vice, em reunião própria. Assim como a coligação, o nome de Débora Lovisi (PSDB) na chapa também não foi registrado em ata. Em postagem nas redes sociais, ela divulgou que irá compor a chapa majoritária como “pré-candidata a vice-prefeita”, ao lado de Delgado.
Por fim, a convenção do PDT foi realizada na Câmara, às 18h30 de quinta-feira (25), outra que apenas confirmou a já anunciada coligação com PT. PDT foi outro partido a compor a chapa para vereadores com a porcentagem mínima de mulheres.
Com Isauro Calais e Júlio Delgado se juntando a Ione Barbosa (Avante) e Margarida Salomão (PT) na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora, os apoios ainda vão sendo discutidos e confirmados.
Foi este o caso do Novo, que ainda anunciou nesta última semana, dias após a própria convenção, e “após longas conversas com alguns candidatos”, o endosso à candidatura de Ione: “Após pesquisa realizada, o partido chegou à conclusão de que ela é a única com condições efetivas de vencer as eleições municipais de 2024, frente à atual prefeita”.