Véspera das eleições: candidatos descem Calçadão e buscam voto de última hora

Apesar da rivalidade entre os apoiadores, não houve registro de ocorrências, segundo PM


Por Bernardo Marchiori

05/10/2024 às 15h27- Atualizada 05/10/2024 às 16h50

Candidatos descem Calçadão sem tradicional guerra de bandeiras
(Foto: Felipe Couri)

Neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais, os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora realizaram a tradicional descida do Calçadão da Rua Halfeld. Apesar disso, não houve a ‘guerra de bandeiras’ que costuma marcar o dia anterior ao pleito eleitoral.

A Tribuna esteve no Calçadão desde o início da concentração de cada candidato, marcada para as 10h. Dos seis postulantes, apenas dois aglomeraram seus apoiadores para a descida: Margarida Salomão (PT), que começou na frente da Câmara; e Charlles Evangelista (PL), com início do outro lado do Parque Halfeld, em frente ao Fórum Benjamin Colucci. O candidato Isauro Calais (Republicanos) também marcou presença no Calçadão com apoiadores, distribuindo material de campanha, mas não realizou o trajeto.

Antes do início do percurso, os apoiadores de Margarida e Charlles – que, segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto MDA, têm a maior concentração de intenções de votos  – agitavam bandeiras, cantavam e ostentavam material de campanha em seus respectivos locais de concentração. Já o Calçadão também contava com a presença de vereadores em busca da reeleição e novos candidatos ao Legislativo, que aproveitaram para pedir o voto da população e, em alguns casos, demonstrar apoio a candidatos à PJF.

As fotos abaixo foram postadas seguindo a ordem alfabética.

Um pouco antes das 11h, os apoiadores de Margarida deram início à descida. O grupo foi até a Praça da Estação. Enquanto isso, os eleitores de Charlles seguiram o mesmo trajeto a partir das 11h3o. Por volta de 12h, chegaram ao cruzamento da Rua Halfeld com a Avenida Getúlio Vargas, onde também permaneceram por um tempo, até a dispersão.

As duas descidas foram marcadas por muita música, com baterias de escola de samba, gritos de militância e provocações aos adversários (sem atritos), além de sinalizadores e animação por parte tanto dos apoiadores como dos candidatos. Dentre os cânticos, destaque para as divergências em relação ao resultado deste domingo: enquanto a passeata de Margarida pedia a definição das eleições ainda no primeiro turno, a de Charlles clamava pelo segundo turno.

Ione Barbosa (Avante), Júlio Delgado (MDB) e Victória Mello (PSTU) não foi avistados pela reportagem durante a permanência da equipe no Calçadão.

Clima tranquilo antes das eleições

Apesar da rivalidade entre os apoiadores, o clima durante toda a manhã foi, no geral, de tranquilidade. Segundo o sargento Donato, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), não houve ocorrências registradas, pelo menos até as 12h. “Os dois candidatos e seus apoiadores, até o momento, se respeitaram”, destaca.

As estimativas da PM, que estava no local, indicam que a passeata da candidata Margarida Salomão teve a presença de algo entre 7 mil e 8 mil apoiadores. Já a do candidato Charlles Evangelista, também de acordo com os policiais, reuniu cerca de mil pessoas.

A Tribuna encerrou a cobertura no Calçadão por volta de 12h15.

*sob supervisão da editora Fabíola Costa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.