Câmara aprova PL que altera nome da Praça do Riachuelo em homenagem a Clodesmidt Riani 

Texto foi aprovado na noite desta segunda-feira e segue para sanção do Executivo


Por Mariana Floriano

29/04/2024 às 21h18- Atualizada 29/04/2024 às 22h49

Largo-do-Riachuelo
Praça do Riachuelo agora passa a se chamar Praça Deputado Clodesmidt Riani

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou, nesta segunda-feira (29), um Projeto de Lei (PL), de autoria do Executivo, que altera o nome da “Praça do Riachuelo” para “Praça Deputado Clodesmidt Riani”. O texto agora segue para sanção do Executivo. 

A lei altera a determinação 13.887 de 2019, responsável pela nomenclatura vigente. O espaço, antes chamado Praça do Riachuelo, está localizado em frente ao Santa Cruz shopping – entre a Avenida Barão do Rio Branco, a Rua Jarbas de Lery Santos, a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Benjamin Constant -, recebe o nome do líder sindicalista Clodesmidt Riani, que morreu aos 103 anos no último dia 4. 

Já o espaço localizado entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Avenida dos Andradas, desde a Rua Benjamin Constant até a Rua Silva Jardim, se mantém “Largo do Riachuelo”, conforme determinado também pela Lei 13.887 de 2019.

O texto do PL exalta a trajetória política de Riani e sua contribuição na luta pela democracia.

“A alteração do artigo visa, além de manter e preservar o tradicional espaço já conhecido como Largo do Riachuelo na condição de Praça do Riachuelo, agora homenageia uma ilustre personalidade que fez raiz em nossa cidade e que muito contribuiu para a promoção da vida, da dignidade humana e da justiça social em favor da classe trabalhadora para todo o país, razão pela qual justifica a presente homenagem dada a importância da sua pessoa no cenário nacional.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X