Lei que defende uso de bueiros inteligentes em JF já está em vigor

Legislação quer minimizar riscos de enchentes e alagamentos por obstrução das galerias de águas pluviais


Por Renato Salles

26/06/2023 às 13h18

Já está em vigor desde a última quinta-feira (22), a lei municipal 14.642, que cria o programa “Bueiro Inteligente” em Juiz de Fora. A iniciativa visa fomentar a prevenção às enchentes, alagamentos e outros incidentes relacionados ao entupimento das galerias de águas pluviais na cidade. A nova legislação é oriunda de um projeto de lei de autoria do vereador Pardal (União). O texto foi aprovado pela Câmara Municipal no fim de maio.

De acordo com a lei, o programa “Bueiro Inteligente” consiste na instalação de caixa coletora dentro de bueiros e bocas de lobo. As caixas terão a função de reter lixo, folhas e outros materiais sólidos que podem obstruir a passagem da água para as galerias pluviais. “A caixa coletora deverá ser equipada com um sistema eletrônico de monitoramento que enviará um alerta quando estiver cheia, para que o órgão competente possa gerenciar a limpeza e desobstruir os ‘bueiros inteligentes’ instalados no município”, diz a legislação.

O texto da norma jurídica deixa em aberto a possibilidade de a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) regulamentar o programa para garantir a sua execução e aponta que “as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.