Pessoas gordas poderão entrar e sair do ônibus por qualquer porta

Projeto aprovado pela Câmara segue para sanção do Executivo


Por Hugo Netto

25/06/2024 às 06h00

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, nesta segunda-feira (24), o Projeto de Lei (PL) que prevê, a toda pessoa gorda com dificuldade de passar pela catraca, a possibilidade de embarcar e desembarcar por qualquer porta do coletivo. A matéria, apresentada há pouco mais de três meses, ainda precisa da sanção do Executivo.

Caso sancionada, a norma alterará a Lei 13.644, que assegura aos usuários do transporte público municipal com deficiência ou mobilidade reduzida o direito de embarque e desembarque por qualquer porta do coletivo.

Sancionada há seis anos, a lei a ser alterada já abrange pessoas obesas com esse direito, por serem entendidas como pessoas com mobilidade reduzida. Agora, o projeto aprovado pela Casa acrescenta que a permissão seja dada a qualquer pessoa gorda que possua dificuldade de movimentação para passar na catraca.

Na justificativa, a autora do projeto, a vereadora Laiz Perrut (PT), afirma que “busca assegurar, ainda mais, a acessibilidade de pessoas gordas no âmbito do transporte público do município”, evitando situações de constrangimento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.