Criação de programa nutricional para diabéticos é aprovada em JF

Caso projeto seja sancionado, Restaurante Popular deverá oferecer cardápio adaptado


Por Hugo Netto

24/04/2024 às 18h56

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, nesta quarta-feira (24), um Projeto de Lei que busca a implantação de um programa nutricional específico para pessoas portadoras de diabetes na cidade.

Caso o projeto seja sancionado, a Prefeitura terá seis meses para fazer valer medidas como a oferta de um cardápio adaptado para diabéticos no Restaurante Popular Municipal. Além disso, todos os estabelecimentos de saúde municipais deverão oferecer acompanhamento nutricional para essas pessoas, sendo proibida a recusa dessa assistência.

Idosos, crianças, gestantes e pessoas cadastradas no CadÚnico têm prioridade no programa, assim como usuários dos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O autor do projeto, vereador Tiago Bonecão (PSD), justifica que o objetivo é tornar acessível o serviço “imprescindível”, já que, quando a alimentação de pessoas com diabetes é “feita de forma inadequada, quer seja pela falta de informações, quer seja por falta de recursos, estes indivíduos podem agravar sua condição, sofrer danos permanentes ou, nos casos mais graves, chegar até a óbito”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.