Após acidente na BR-040, projeto quer proibir transporte de passageiros em pé na rodovia

Proposta prevê restrição no transporte coletivo e regras para embarque e desembarque na BR-040


Por Hugo Netto

19/09/2025 às 11h39- Atualizada 19/09/2025 às 11h43

Após o grave acidente entre um ônibus urbano e um interestadual no km 776 da BR-040, que deixou quatro mortos e 39 feridos, a Câmara Municipal de Juiz de Fora recebeu na última quarta-feira (17) um Projeto de Lei que propõe a proibição do transporte de passageiros em pé nos coletivos que circulam pelo trecho da via dentro dos limites do município.

A proposta também determina que o embarque e o desembarque nesses locais ocorram apenas em áreas de recuo e pontos de parada devidamente sinalizados e iluminados.

Caso receba aprovação dos vereadores e seja sancionada pelo Executivo, a medida entrará em vigor 180 dias após a publicação.

Segundo o autor da proposta, vereador Marcelo Condé (Avante), o objetivo é “preservar a integridade física dos passageiros e reduzir riscos de acidentes no trecho, caracterizado pelo intenso fluxo de veículos de carga e tráfego interestadual”.

Vereador propõe proibir passageiros em pé em coletivos urbanos na BR-040
Foto: Felipe Couri

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.