Vereadora propõe estimular o pagamento em Bitcoin no comércio local

Proposta também institui o recebimento de impostos, taxas e multas pela moeda virtual


Por Tribuna

19/02/2025 às 14h12

Os estabelecimentos comerciais de Juiz de Fora podem ser incentivados pelo Município a aceitarem Bitcoin como meio facultativo de pagamento. A ideia é de um Projeto de Lei que, até quinta-feira (20), tramita na Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal.

A proposta da vereadora Roberta Lopes (PL) ainda institui o recebimento de impostos, taxas e multas pela moeda virtual, também em caráter facultativo. Caso seja aprovada e sancionada, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deverá contratar empresas especializadas para receber os pagamentos e converter os ativos para o Real.

Pela cotação disponibilizada pelo Portal Uol, nesta quarta-feira (19), 1 Bitcoin equivale a R$ 548.363,94.

Segundo a justificativa apresentada pela vereadora, a iniciativa posicionaria Juiz de Fora como “referência em inovação financeira”. No texto, ela destaca que “o uso de criptomoedas oferece segurança, transparência e eficiência nas transações financeiras, alinhando o município às tendências globais de inovação e liberdade econômica”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.