Eleições 2022: Lula marca 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno
Possíveis candidatos aparecem embolados em pesquisa do 1º turno
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com uma boa margem de vantagem na corrida pela Presidência da República em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Datafolha. De acordo com os números, o petista teria 41% das intenções de voto em primeiro turno contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, que aparece na segunda colocação. O Datafolha também simulou um segundo turno entre os dois primeiros colocados no levantamento, Lula e Bolsonaro, em que o provável candidato do PT em 2022 venceria com 55% das intenções de voto contra 32% do atual presidente, que deve tentar a reeleição.
Voltando aos números do primeiro turno, com Lula à frente e Bolsonaro na segunda colocação, os demais nomes considerados como possíveis candidatos aparecem embolados em um segundo pelotão. Ex-ministro da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) aparece com 7%; seguido pelo ex-ministro da Integração, Ciro Gomes (PDT), com 6%; pelo apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%; e pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 3%. A pesquisa ainda traz os nomes do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e do empresário João Amoedo (Novo), ambos com 2%.
Segundo os números apurados na pesquisa Datafolha, quando computados os desempenhos de todos os nomes colocados como adversários do ex-presidente Lula, estes somam 47% e acumulam, portanto, apenas seis pontos percentuais a mais que o petista. No levantamento, 9% disseram que pretendem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados; e 4% se disseram indecisos.
A última pesquisa do Datafolha foi realizada entre esta terça-feira, dia 11, e quarta, dia 12 de maio. O estudo ouviu 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios. A mensuração tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa espontânea
Quando não são oferecidos nomes de possíveis candidatos aos entrevistados, na chamada pesquisa espontânea, Lula também aparece à frente e tem 21% das intenções de voto. Neste recorte, Bolsonaro tem 17% e Ciro Gomes, 1%. Outros nomes somam, juntos, 2%. Por outro lado, 49% dos entrevistados não souberam responder; enquanto 8% afirmaram intenção de votar em branco nulo ou em nenhum dos candidatos.
Projeções de segundo turno
Além de um possível duelo entre Lula e Bolsonaro no segundo turno, o Datafolha também fez outras projeções. Contra Sérgio Moro, Lula teria 53% das intenções de voto contra 33% do ex-juiz. Já em um possível embate contra o governador de São Paulo, Lula aparece com 57% contra 21% de João Dória.
No caso de Bolsonaro, em um possível segundo turno contra João Dória, o Datafolha aponta um empate técnico com o atual presidente marcando 39% contra 40% do governador de São Paulo. Em um duelo entre Bolsonaro e Ciro Gomes, Ciro venceria com 48% das intenções de voto contra 36% do presidente Jair Bolsonaro.
Índice de rejeição
O Datafolha ainda mensurou o índice de rejeição dos candidatos colocados como opção para os entrevistados. Jair Bolsonaro obteve o maior índice com 54% dos eleitores ouvidos pelo instituto, afirmando que não votariam no atual presidente de forma alguma. O segundo maior índice de rejeição foi aferido para Lula, com 36%. Na sequência, apareceram João Dória (30%), Luciano Huck (29%), Sérgio Moro (26%) e Ciro Gomes (24%).