Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Eleições 2022: Lula marca 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno

Possíveis candidatos aparecem embolados em pesquisa do 1º turno


Por Tribuna

12/05/2021 às 18h46- Atualizada 12/05/2021 às 18h52

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com uma boa margem de vantagem na corrida pela Presidência da República em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Datafolha. De acordo com os números, o petista teria 41% das intenções de voto em primeiro turno contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, que aparece na segunda colocação. O Datafolha também simulou um segundo turno entre os dois primeiros colocados no levantamento, Lula e Bolsonaro, em que o provável candidato do PT em 2022 venceria com 55% das intenções de voto contra 32% do atual presidente, que deve tentar a reeleição.

Voltando aos números do primeiro turno, com Lula à frente e Bolsonaro na segunda colocação, os demais nomes considerados como possíveis candidatos aparecem embolados em um segundo pelotão. Ex-ministro da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) aparece com 7%; seguido pelo ex-ministro da Integração, Ciro Gomes (PDT), com 6%; pelo apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%; e pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 3%. A pesquisa ainda traz os nomes do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e do empresário João Amoedo (Novo), ambos com 2%.

Segundo os números apurados na pesquisa Datafolha, quando computados os desempenhos de todos os nomes colocados como adversários do ex-presidente Lula, estes somam 47% e acumulam, portanto, apenas seis pontos percentuais a mais que o petista. No levantamento, 9% disseram que pretendem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados; e 4% se disseram indecisos.

A última pesquisa do Datafolha foi realizada entre esta terça-feira, dia 11, e quarta, dia 12 de maio. O estudo ouviu 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios. A mensuração tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O conteúdo continua após o anúncio

Pesquisa espontânea

Quando não são oferecidos nomes de possíveis candidatos aos entrevistados, na chamada pesquisa espontânea, Lula também aparece à frente e tem 21% das intenções de voto. Neste recorte, Bolsonaro tem 17% e Ciro Gomes, 1%. Outros nomes somam, juntos, 2%. Por outro lado, 49% dos entrevistados não souberam responder; enquanto 8% afirmaram intenção de votar em branco nulo ou em nenhum dos candidatos.

Projeções de segundo turno

Além de um possível duelo entre Lula e Bolsonaro no segundo turno, o Datafolha também fez outras projeções. Contra Sérgio Moro, Lula teria 53% das intenções de voto contra 33% do ex-juiz. Já em um possível embate contra o governador de São Paulo, Lula aparece com 57% contra 21% de João Dória.

No caso de Bolsonaro, em um possível segundo turno contra João Dória, o Datafolha aponta um empate técnico com o atual presidente marcando 39% contra 40% do governador de São Paulo. Em um duelo entre Bolsonaro e Ciro Gomes, Ciro venceria com 48% das intenções de voto contra 36% do presidente Jair Bolsonaro.

Índice de rejeição

O Datafolha ainda mensurou o índice de rejeição dos candidatos colocados como opção para os entrevistados. Jair Bolsonaro obteve o maior índice com 54% dos eleitores ouvidos pelo instituto, afirmando que não votariam no atual presidente de forma alguma. O segundo maior índice de rejeição foi aferido para Lula, com 36%. Na sequência, apareceram João Dória (30%), Luciano Huck (29%), Sérgio Moro (26%) e Ciro Gomes (24%).

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia