Corte de água poderá ser evitado pagando as dívidas na hora

Nova lei permite quitar débitos apenas por Pix; multa para fraudes é de até mil vezes o valor da dívida


Por Hugo Netto

12/01/2026 às 13h24

Moradores de Juiz de Fora que estejam inadimplentes com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), agora, podem evitar o corte de água, pagando as dívidas no momento da interrupção do serviço.

Com a nova lei publicada no último sábado (10), o pagamento poderá ser feito, exclusivamente, por Pix, e deverá ser comprovado. Caso seja constatada alguma fraude, o valor da multa será de até mil vezes o valor do débito quitado.

O objetivo é assegurar a continuidade do serviço essencial, além de reduzir os custos operacionais da Cesama com deslocamentos para religação e agilizar o atendimento ao usuário.

A lei, que já está em vigor, é de autoria do vereador Sargento Mello Casal (PL) e foi sancionada pela prefeita Margarida Salomão (PT).

Tópicos: água / cesama / lei

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.