Câmara aprova aumento da multa para fogos com barulho

Outra lei já existia desde 2021, proibindo manuseio, utilização, queima e soltura dos fogos


Por Tribuna

11/07/2025 às 09h39

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na última quarta-feira (9), um Projeto de Lei para proibir a comercialização de fogos de artifício com ruído. Outra lei já existia, desde 2021, proibindo o manuseio, a utilização, a queima e a soltura.

A multa para o descumprimento, que anteriormente era de R$ 1 mil, sendo dobrada caso houvesse reincidência dentro de 30 dias, agora é de R$ 2 mil, também dobrando na reincidência indicada.

Ficam ainda permitidos os fogos que não produzam estampido e possuam exclusivamente efeito colorido, apresentando, de forma visível na embalagem, o selo de “baixo ruído”, com certificação expedida pelo Inmetro.

O novo projeto, que ainda precisa ser sancionado, é de autoria dos vereadores Kátia Franco (PSB), Marlon Siqueira (MDB) e Vitinho (PSB).

Câmara aprova aumento da multa para fogos com barulho
(Foto: Divulgação/PJF)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.