Programa de Aceleração das Cirurgias Eletivas é aprovado na Câmara

Projeto que visa a dar mais transparência à fila do SUS segue agora para sanção do Executivo


Por Hugo Netto

08/12/2023 às 16h40- Atualizada 08/12/2023 às 17h12

O projeto de lei que institui o Programa de Aceleração das Cirurgias Eletivas (PACE) em Juiz de Fora foi aprovado pela Câmara Municipal na última quarta-feira (6). Caso a lei seja sancionada, a Secretaria Municipal de Saúde (SS) ficará responsável pela programa, que oferecerá cirurgias, consultas antes e depois, e exames, de forma gratuita, por hospitais e clínicas credenciadas. Para isso, os pacientes que moram no município precisam ter sido avaliados pela SS e ter um procedimento requisitado pelo profissional especialista, além de possuírem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o projeto determina a divulgação obrigatória da lista de usuários do SUS que aguardam cirurgias eletivas no site da Prefeitura de Juiz de Fora, atualizada mensalmente. De acordo com a justificativa dada pelo vereador Bejani Jr. (Pode), mais de cinco mil pacientes aguardam por uma cirurgia de média complexidade na rede municipal de saúde, atualmente.

O texto ainda afirma que a lista “atualmente, não é de fácil acesso para a população , diante disso, o usuário não consegue verificar sua exata colocação e sequer identificar se eventuais alterações na ordem de atendimento estão ocorrendo”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.