Lula acena a Zema e diz que presidente não tem que se preocupar com partido do governador

Lula e Zema se encontraram em evento do Governo federal em Belo Horizonte


Por Sofia Aguiar e Matheus de Souza para a Agência Estado

08/02/2024 às 12h08- Atualizada 08/02/2024 às 12h09

zema lula minas centro foto flavio tavares 2
Zema e Lula se cumprimentam durante o evento em BH (Foto: Flávio Tavares)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acenou ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e afirmou que o papel do chefe do Executivo não é ficar “preocupado” com o partido do gestor estadual. De acordo com Lula, o que é preciso é ter “responsabilidade de relacionamento”. O encontro ocorre em cerimônia de Anúncio de Pacote de Investimentos para o Estado nesta quinta-feira (8), em Belo Horizonte.

“O papel do presidente da República não é ficar preocupado a qual partido pertence o governador, mas é ficar preocupado com o povo do Estado que elegeu seu governador”, declarou o petista. “Dois políticos podem ser de partidos diferentes”, acrescentou. Ao lado do presidente, o governador foi vaiado no evento.

Zema afirmou que está disposto a dialogar com o presidente para resolver os problemas do estado. “Dou as boas vindas ao senhor em sua primeira visita neste mandato. Em toda a minha vida de trabalho, primeiro como funcionário e depois como empresário e agora nesses cinco anos como governador aprendi a trabalhar com quem pensa diferente”, destacou o governador. “As críticas são muito naturais, as pessoas pensam diferente e nós governantes temos que aprender a conviver com essas diferenças”, complementou.

De acordo com Lula, o que a gestão anunciará de investimento para Minas Gerais “não é um pensamento do Governo federal“. “É o resultado do compartilhamento de uma política pública civilizatória que resolvemos adotar no País”.

“Eu fui ao Rio de Janeiro e fiquei impressionado com as manchetes de alguns jornais, dizendo que eu estava me reunindo com governadores opositores para dividir. Eu quero somar. Não peço para nenhum governador gostar de mim. Temos que governar juntos, se respeitando”, disse. Na terça-feira (6), o chefe do Executivo participou da entrega de apartamentos em Magé, no Rio de Janeiro, ao lado do governador do Estado, Cláudio Castro (PL).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.