Câmara promulga lei que desobriga guardas a apresentarem recibo de fardamento

Alteração será realizada em lei que concede abono aos servidores para compra de material


Por Tribuna

05/12/2024 às 11h17- Atualizada 05/12/2024 às 12h36

A Câmara Municipal de Juiz de Fora promulgou a Lei nº 15.024, que altera outra existente, a Lei nº 12.555, em vigor desde 2012. mudando as regras relativas ao abono fardamento para os integrantes da Guarda Municipal.

A norma que já existe determina que os servidores devem receber, em todo mês de março, 60% do vencimento básico do cargo Guarda Municipal I – A para “a aquisição de fardamento necessário e apropriado ao desempenho de suas respectivas funções institucionais”.

A lei promulgada, proposta pelo vereador Sargento Mello Casal (PL) em abril, retira um artigo que obriga os guardas beneficiados a apresentarem as notas fiscais e os recibos que comprovam a compra do fardamento. Até então, havia a permissão para que isso fosse feito no prazo de 60 dias e, caso a comprovação não fosse apresentada, a punição era o não-recebimento de um novo abono até que a situação fosse regularizada.

Também foram feitas duas alterações. A primeira é o acréscimo da palavra “exclusivo” no trecho já citado da lei, indicando que o abono deve ser utilizado unicamente para custear o fardamento. A outra mudança é o acréscimo de um parágrafo explicitando que é proibida a aquisição de outro material, que não sejam peças de vestuário, utilizando o recurso.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.