Seminário da ALMG sobre situação climática de JF está com inscrições abertas

Evento acontecerá nesta sexta-feira na Câmara, com participação de docentes da UFJF


Por Hugo Netto

04/06/2024 às 06h00

O “Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizado pela terceira vez, na terceira cidade diferente. Nesta sexta-feira (7), será a vez de apresentar a situação climática e dar exemplos de boas práticas para a Zona da Mata na Câmara Municipal de Juiz de Fora. As inscrições para participar do evento estão abertas pelo site da ALMG. Também será possível se inscrever pessoalmente, no dia.

A mesa de abertura acontece às 9h. Às 10h, a coordenadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cássia de Castro Martins Ferreira, apresenta um panorama do clima de Juiz de Fora e região.

Ainda no mesmo painel, o projeto “Infiltrando água no solo” apresenta ações que realiza para recuperar pastagens e incentivar práticas mais sustentáveis na agricultura. A Defesa Civil de Juiz de Fora também estará presente, mostrando como mapeamentos hidrológicos com tecnologia própria permitem elaborar um plano de contingência, com o objetivo de responder mais rapidamente a situações de emergência por chuvas fortes. A Embrapa de Juiz de Fora ainda explicará pesquisas científicas sobre a pecuária leiteira.

Às 11h15, será aberta a participação do público e, às 12h30, haverá um intervalo.

Retomando o seminário na parte da tarde, a professora do Departamento de Economia da UFJF, Flávia Lúcia Chein Feres, e o professor do Departamento de Biologia da UFJF, Nathan Oliveira Barros, discutirão os impactos da crise climática, também com um diagnóstico regional.

O público poderá participar 45 minutos depois e, às 17h30, ocorre o encerramento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.