Novatos reforçam suas bandeiras eleitorais em 1ª sessão na Câmara de JF
Dos dez novatos, pelo menos seis usaram da palavra durante o pequeno expediente
Com a audiência do plenário esvaziado por conta das restrições impostas ao combate à pandemia, a nova configuração da Câmara realizou sua primeira sessão ordinária da Legislatura 2021/2024. A reunião foi marcada pela fala de vereadores novatos, que reforçaram na tribuna do Poder Legislativo quais devem ser as principais pautas de seus mandatos. Dos dez novatos, pelo menos seis usaram da palavra durante o pequeno expediente. A maior parte dos temas focou nos problemas trazidos pela pandemia e nas bandeiras que ajudaram em suas eleições.
O primeiro a falar foi Bejani Jr. (Podemos). Filho de ex-prefeito Carlos Alberto Bejani (PSL), o estreante destacou que, com seu mandato, terá a oportunidade de honrar o nome de sua família. O pai do vereador da cidade está afastado das discussões públicas desde sua renúncia em 2008, em meio às investigações da Operação Pasárgada, que, inclusive, resultaram na prisão do ex-prefeito.
Bejani Jr. ainda falou sobre requerimento apresentado pela Casa em que pede ao novo comando da Prefeitura para que estude a possibilidade de criar um projeto de transferência de renda no âmbito municipal, para auxiliar famílias vulneráveis que foram afetadas economicamente pelos efeitos da pandemia.
Na sequência, a vereadora Cida Oliveira (PT), mais votada nas últimas eleições, também fez seu primeiro discurso. Com um histórico político ligados ao Sindicato dos Professores, a petista deu o tom que a defesa dos direitos dos trabalhadores, em especial, naquilo que diz respeito à pandemia, deve ser uma das marcas de seu mandato.
Cida também fez críticas ao Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por sua gestão na crise sanitária e de saúde pública trazida pela pandemia. A vereadora, se disse preocupada com o fim do auxílio emergencial pago pelo Governo federal até dezembro.
A terceira fala foi de outra debutante, a vereadora Laiz Perrut (PT). A estreante também lamentou pelas mais de 500 mortes provocadas pela Covid-19 na cidade e contou sobre o drama pessoal de ter perdido o pai, em maio do ano passado, em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus.
Ela foi outra que reforçou da tribuna o compromisso com bandeiras que a ajudaram a chegar até a Câmara. Assim cumprimentou as outras parlamentares que formam a bancada feminina da Casa e fez menção à eleição da prefeita Margarida Salomão (PT) para afirmar que atuará em defesa do avanço das pautas das mulheres na discussão pública da cidade.
Também em seu primeiro mandato, Kátia Franco (PSC) foi mais uma a usar da palavra no pequeno expediente e também destacou sua fala em sua principal pauta, àquela que contribuiu para sua eleição, a defesa da causa animal. Ela, inclusive, fez um apelo para que os colegas empunhem a mesma bandeira.
Outro que fez referência à família foi o estreante Julinho Rossignolli (Patriota). Em tom mais emocional, ele fez agradecimentos à sua equipe, eleitores e familiares pela oportunidade de chegar à Câmara; em especial, à sua mãe, a ex-vereadora Ana Rosignolli (Patriota), que exerceu mandato até dezembro. Julinho foi outro a manifestar preocupação com a situação da pandemia, relatando que, em sua casa, três pessoas já contraíram o vírus.
Tallia Sobral (PSOL) também defendeu suas principais bandeiras políticas ao requerer o incremento de pautas afirmativas no município. Ela destacou a necessidade de ações públicas para diminuir os altos índices de violência contra mulheres, LGBTs e negros. Da mesma forma, pleiteou uma mobilização política para o enfrentamento da pandemia em Juiz de Fora.
Também em seu primeiro mandato, o vereador Tiago Bonecão (Cidadania) pediu ao Governo de Margarida Salomão que reforce as equipes do Demlurb que atuam na capina de áreas públicas. Assim, também jogou em um campo que conhece bem e tratou de uma de suas principais bandeiras políticas, uma vez que, até recentemente, desempenhou a função de diretor operacional do Demlurb. Também fez apelos para que ações mais efetivas sejam tomadas no enfrentamento à pandemia.
Por fim, o último novato a falar foi o vereador João Wagner Antoniol (PSC) que também discursou em tom de agradecimento. O parlamentar pediu união de todos em torno dos problemas da cidade, ressaltando a pandemia e o momento de dificuldade financeira.