Mais de seis mil podem perder título em JF


Por Gabriela Gervason

02/05/2015 às 20h02

Termina na próxima segunda-feira (4) o prazo para os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições regularizem sua situação. Conforme balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 6.254 pessoas que estavam em situação irregular na cidade, apenas 179 acertaram a documentação com a Justiça Eleitoral. Até quinta-feira, 6.075 continuavam pendentes. Juiz de Fora tinha 392.619 aptos a votar na eleição passada. Hoje o número está em 393.859.

Segundo o TRE, cada turno é considerado uma eleição. Conforme o órgão, quem estiver nessa situação e não comparecer ao cartório até segunda-feira terá o título de eleitor cancelado automaticamente. Desta forma, não pode se candidatar a cargo eletivo, tirar passaporte, ser empossado em cargo público e nem se matricular em instituição de ensino pública. Os eleitores no exercício do voto facultativo (16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos) não serão identificados como faltosos.

Os cartórios eleitorais de Juiz de Fora funcionam na Rua Osório de Almeida 425, no Bairro Poço Rico. O horário de atendimento é das 12h às 18h. Em caso de dúvidas, pode-se ligar para o Disque-Eleitor no 148 ou (31) 3291-0004.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.