Quatro deputados de Juiz de Fora são empossados em Brasília
Câmara dos Deputados dá o pontapé inicial na legislatura 2019/2021, com a efetivação no cargo de reeleitos e novos parlamentares
A Câmara dos Deputados empossou na manhã desta sexta-feira (1º), os deputados federais eleitos para integrar a 56ª legislatura (2019-2023) da Casa. Entre eles, quatro políticos que têm seus domicílios eleitorais. Entre os veteranos, Júlio Delgado (PSB) e Margarida Salomão (PT) se reelegeram e iniciam um novo mandato. Os outros dois são estreantes. Assim Charlles Evangelista (PSL) chega ao Congresso Nacional após abrir mão do cargo de vereador na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Já Lafayette Andrada, ex-deputado estadual por Minas Gerais, sobe um degrau na escala legislativa e dá sequência ao legado de seu pai, os ex-deputado Bonifácio Andrada.
Dos 513 deputados eleitos em outubro, 512 compareceram à sessão de posse e fizeram o juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Respondendo à chamada nominal, por estado, cada deputado disse: “Assim o prometo”. O deputado Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), indicado para ministro do Turismo, foi o único que não compareceu. Os demais deputados indicados para compor o ministério do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tomaram posse. São eles: Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da Casa Civil; Tereza Cristina (DEM-MS), da Agricultura; Osmar Terra (MDB-RS), da Cidadania. Após a posse, eles solicitarão licença do mandato parlamentar para assumir o cargo de ministros.
Também durante a sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, informou a renúncia do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que havia sido reeleito para mais um mandato nas eleições de outubro. O suplente David Miranda (PSOL-RJ) assumiu a vaga. Além disso, Maia comunicou o falecimento do deputado eleito Wagner Montes (PRB-RJ) após as eleições. A vaga ficou com o suplente Jorge Braz de Oliveira (PRB- RJ). Com todas as mudanças, o índice de renovação na Câmara na legislatura que se inicia é de 47,37%, segundo a Secretaria Geral da Mesa. Das 513 cadeiras disponíveis na Casa, 243 serão ocupadas por deputados “novos” (de primeiro mandato). Outros 251 parlamentares (49%) foram reeleitos e 19 (4%) já foram deputados em legislaturas anteriores. Confira o perfil dos parlamentares:
Júlio Delgado (PSB), 52 anos
Com 58.413 votos, o veterano Júlio Delgado vai para o sexto mandato na Câmara Federal. O parlamentar assumiu pela primeira vez o mandato de deputado federal em setembro de 1999, como suplente. Em 2002, conquistou a cadeira como titular. Desde então, reelegeu-se para todas as demais legislaturas. Ao longo de seus mandatos, tem participado de importantes Comissões Legislativas: Constituição e Justiça, Trabalho, Relações Exteriores, Defesa Nacional, e Defesa do Consumidor. É formado em Direito pela UFJF e filho do ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado.
Margarida Salomão (PT), 68 anos
Reeleita para o terceiro mandato para a Câmara dos Deputados, com 89.378 votos, Margarida Salomão é professora universitária, graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Linguística pela UFRJ e pós-doutora na mesma área pela University of California (EUA). Foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos de 1983 e 1988 e reitora da UFJF por dois mandatos, de 1998 a 2006. Também foi dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.
Charlles Evangelista (PSL), 34 anos
Charlles Evangelista foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal com 51.625 votos. Para assumir a cadeira no Legislativo nacional, ele deixou seu mandato na Câmara Municipal de Juiz de Fora após eleger-se para o seu primeiro mandato eletivo em 2016. É filho de Chico Evangelista, ex-vereador de Juiz de Fora entre 2009 e 2016, e é formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, tendo também atuado como oficial de Justiça.
Lafayette Andrada (PRB), 52 anos
Com atuação política em cidades da Zona da Mata e da região de Barbacena, o belo-horizontino Lafayette Andrada foi eleito pela primeira vez para o cargo na Câmara Federal, com 103.090 votos. Agora ex-deputado estadual, ele deixa a ALMG após três mandatos consecutivos, onde ingressou em 2007. Lafayette já ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Juiz de Fora entre 2001 e 2004. Também foi vereador em Lavras, entre 1992 e 1996, e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena, entre 1997 e 1998. É formado em Direito e, em 2016, tentou se eleger prefeito em JF, sem sucesso.