Cidades mineiras registram temperaturas negativas
Estações meteorológicas chegaram a marcar -3 graus nesta sexta-feira; Sul do país, que ainda lida com os impactos das fortes chuvas, registrou recorde de temperaturas negativas
O mês de maio termina com temperaturas negativas recordes em municípios do país. A sexta-feira (31) teve temperaturas negativas no Sul de Minas Gerais: estações meteorológicas marcaram -3,9 graus em Delfim Moreira e -0,5 grau em Maria da Fé. Na Serra Catarinense, no estado Santa Catarina, a marca foi de -3,3 graus, por volta de 8h, na cidade de Bom Jardim da Serra, considerada a menor registrada neste ano no estado.
“Segundo as estações meteorológicas oficiais, localizadas nos pontos mais altos da Serra Catarinense, os municípios de Urupema e São Joaquim também registraram as mínimas por volta das 8h, Urupema -2,04 graus e São Joaquim -0,15 grau. Com as temperaturas próximas/abaixo de zero muitos municípios da serra, planalto sul e meio-oeste amanheceram com formação de geada”, informou a equipe de monitoramento da Defesa Civil do estado.
Sul registrou neve
Após fortes chuvas que provocaram mortes e destruição, nevou pela primeira vez no ano na região Sul, em municípios como Gramado, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina. Vídeos compartilhados nas redes sociais registraram a neve, mas o fenômeno durou pouco.
Alerta de baixas temperaturas em Minas
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alertou que a temperatura deve continuar a cair por todo o estado de Minas Gerais durante o fim de semana. Além do frio, também é esperado clima seco devido aos baixos índices de umidade relativa do ar. Na Zona da Mata, a previsão é de mínima que pode variar entre 7 e 10 graus, contudo, os ventos podem fazer a sensação térmica ser ainda menor.
Já em relação ao ar seco, as regiões Noroeste, Norte, Central Mineira, parte da Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste do Campo das Vertentes, Sul de Minas, Oeste e Triângulo/Alto Paranaíba devem ter índices de umidade entre 20% e 30%. No restante de Minas, os índices de umidade relativa do ar devem ficar acima dos 40%.
Confira as recomendações para a população:
– Atenção com população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua);
– Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
– Procure se agasalhar bem e tomar bastante água;
– Evite locais fechados e aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.