Dezembro é o mês de maior proliferação do coronavírus em Minas

Além de quase 120 mil casos, estado também tem o maior número de mortes por Covid-19 desde setembro


Por Tribuna

30/12/2020 às 10h07

Desde o dia 1º de dezembro até esta quarta-feira (30), penúltimo dia do mês, 119.709 casos de coronavírus foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). O número é o maior já registrado no prazo de um mês em Minas Gerais, superando de longe os 89.451 contaminações de agosto, o pior até então. O final de ano também é marcado por aceleração no número de óbitos associados à Covid-19, alcançando os piores indicadores desde setembro.

Chama a atenção o crescimento repentino na proliferação do vírus no último mês do ano. Em novembro, foram 61.109 diagnósticos do vírus em Minas, de acordo com boletins epidemiológicos emitidos pela SES. O número praticamente dobrou em dezembro, com recorrentes aumentos diários acima de seis mil novos casos, algo inédito até o início do mês.

A maior proliferação também começa a se refletir em maior número de óbitos causados pela Covid-19. Nos 30 dias de dezembro, foram 1.743 vítimas fatais da doença no estado, superando novembro (1.125 óbitos) e outubro (1.556 óbitos). No informativo desta quarta-feira, aliás, a secretaria estadual apontou para o maior número de mortes em 24 horas desde o dia 17 de agosto, com 169 vidas perdidas.

Pressão sobre o sistema hospitalar

A explosão de casos se reflete em maior número de contaminados em acompanhamento e hospitalizados. No boletim epidemiológico de 30 de novembro, eram 26.491 pacientes sendo monitorados pelas unidades de saúde do estado. No informativo mais recente, no entanto, o número foi a 38.373, sendo que chegou a ultrapassar 40 mil durante a semana.

Quanto ao número de pacientes internados por complicações relacionadas ao coronavírus, foram mais 7.430 pessoas hospitalizadas ao longo do mês de dezembro. O índice saltou de 39.661 no último dia de novembro para 47.091 no boletim desta quarta. A maior pressão foi sentida em Juiz de Fora, onde os dados chegaram a apontar para 96% de ocupação dos leitos de UTI do SUS.

JF com quase 500 mortes

A SES aponta para 12.789 casos e 486 óbitos pela Covid-19 em Juiz de Fora até o informativo desta quarta. Boletim municipal de terça-feira (29), por outro lado, já confirma 13.444 casos atestados de coronavírus e 497 vidas perdidas, após 11 óbitos serem confirmados em apenas um dia.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.