“Rodovia da morte”, será leiloada na quinta-feira
BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, deverá receber investimento de R$ 9 bilhões
O trecho de 303,4 quilômetros da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será leiloado na quinta-feira (29). As propostas serão abertas em São Paulo, a partir das 14h, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), devem ser investidos mais de R$ 9 bilhões na rodovia, com o objetivo de acabar com a alcunha de “rodovia da morte”. Com a concessão de serviço público por 30 anos, estão previstos 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
O projeto estima ainda a geração de quase 80 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda. Os municípios beneficiados serão: Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; e Timóteo.
Assim como na BR-040 – que teve trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte leiloado em abril – a concessionária que passar a administrar a BR-381 oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático de pedágios, por meio de TAGs.