Estado declara situação de emergência devido à alta incidência de dengue

Decreto que facilita aquisição de insumos e contratação de serviços voltados para a prevenção foi publicado no Diário Oficial neste sábado


Por Rafaela Carvalho

27/01/2024 às 16h55

O Governo estadual declarou situação de emergência em saúde pública neste sábado (27) em razão do cenário epidemiológico das arboviroses no estado. O decreto que oficializa a condição foi publicado no Diário Oficial do Governo de Minas Gerais.

Conforme o texto, em razão da situação de emergência, fica autorizada a adoção de medidas administrativas e assistenciais voltadas à prevenção ao aumento da incidência de casos, facilitando a aquisição de insumos e contratação de serviços para este fim, já que há dispensa de licitação.

Além disso, o decreto, válido por 180 dias, institui a instalação do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE).

Nesta sexta-feira (26), o Estado confirmou a segunda morte por dengue em Minas Gerais neste ano. Trata-se de uma idosa que morava na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. De acordo com a SES-MG, o município tem 536 casos confirmados da doença. Já a primeira vítima era moradora de Monte Belo e também idosa. Dessa forma, os dois óbitos foram em pessoas com idade entre 70 e 79 anos.

De acordo com o painel de monitoramento da doença, Minas registrou 49.912 casos prováveis e 17.887 casos confirmados até o momento. Os dados ainda mostram 229 casos de dengue grave ou com sinais de alarme.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.