Inscrições para vagas remanescentes na rede estadual de ensino começam nesta sexta
Interessados devem acessar o site do Cadastro Escolar e escolher a escola de seu interesse que ainda tenha vaga disponível de acordo com o zoneamento
As inscrições para as vagas remanescentes do Cadastro Escolar de 2023, para a rede estadual de ensino, serão abertas nesta sexta-feira (27). Será possível se inscrever até o dia 10 de fevereiro. As vagas são disponíveis são aquelas que não foram preenchidas durante o Cadastro Escolar de 2023, no Sistema Único de Cadastro e encaminhadas para a Matrícula (SUCEM), da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
Os interessados que forem maiores de 18 anos ou os responsáveis por alunos menores de idade devem acessar o portal do cadastro, preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno no qual o aluno pretende estudar.
Segundo a SEE, a partir das 17h desta sexta, o sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua zona do endereço residencial. Ao fazer a opção por uma escola, o encaminhamento é imediato, e o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula, de forma presencial, na instituição escolhida, apresentando a documentação necessária. Se o candidato não confirmar a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada para outro estudante.
Conforme o Estado, esta é a única forma de assegurar uma vaga em uma escola da rede pública no ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio em Tempo Integral ou Integral Profissional e Educação Profissional.
Confira os documentos exigidos para a matrícula:
– Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
– CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
– Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
– Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
– Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
– Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
– Para matrícula de alunos menores de idade é necessária a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.