Juiz de Fora é a terceira cidade de Minas com mais notificações da variante Delta
Painel da SES-MG contabiliza nove casos em JF, atrás apenas de Belo Horizonte e Itabirito
Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) colocam Juiz de Fora como a terceira cidade mineira em número de notificações da variante Delta no estado. Segundo o painel de monitoramento da pasta estadual, são nove casos contabilizados em território juiz-forano, entre casos confirmados e suspeitos. Na segunda-feira (23), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou oito casos de contaminação pela variante que teve origem na Índia.
De acordo com o painel da secretaria estadual, à frente de Juiz de Fora estão apenas Itabirito, com dez notificações, e Belo Horizonte, com 11. Dessa forma, o município de Juiz de Fora possui quase 10% dos casos notificados em todo o estado. A SES-MG, no entanto, não detalha quantos são os casos confirmados e quantos estão em investigação em cada município.
A reportagem da Tribuna contatou a pasta estadual para obter o detalhamento, mas ainda não houve resposta. Em contato com a reportagem, a PJF confirmou que, até o momento, notificou ao estado os oito casos confirmados na segunda, além da confirmação envolvendo o juiz-forano que havia voltado da Índia, em maio.
Na segunda-feira, a SES-MG comunicou o registro de 12 casos confirmados e 79 casos prováveis da variante Delta em Minas Gerais. Duas pessoas morreram no estado após a contaminação pela nova cepa, sendo uma em Rio Novo e outra em Uberaba, de acordo com a pasta. Entre os casos notificados da cepa, a idade variou entre 8 e 93 anos, com mediana de 48 anos. No total, são 51 casos entre pessoas do sexo feminino (56%) e 40 casos do sexo masculino (44%).
A secretaria estadual ainda afirmou realizar monitoramento contínuo das variantes que circulam no estado. Segundo a SES-MG, 200 amostras são analisadas semanalmente. O Governo de Minas Gerais ainda revelou que solicitou ao Ministério da Saúde doses adicionais de vacina contra a Covid-19 para auxiliar a conter a transmissão da variante Delta no estado. “Uma vez atendido o pleito da SES-MG as doses adicionais serão distribuídas”, garante. “A SES-MG tem reforçado as recomendações sanitárias como o uso correto de máscaras, lavagem das mãos com frequência e evitar aglomerações”, complementa.