Exame confirma que paciente de JF está infectado com variante indiana
Superintendência Regional de Saúde e PJF confirmaram resultado de sequenciamento genético positivo para cepa B.1.617
Um exame de sequenciamento genético confirmou que o morador de Juiz de Fora infectado com Covid-19 que voltou da Índia recentemente está infectado com a cepa B.1.617 do coronavírus, registrada pela primeira vez, na Índia. A informação foi confirmada à Tribuna pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) na noite desta quinta-feira (27). Este é o oitavo caso de infecção pela cepa no Brasil e o primeiro no estado de Minas Gerais.
A informação já havia sido antecipada pelo Ministério da Saúde no início da noite desta quinta. Conforme o Ministério, o paciente chegou do país asiático em um avião que aterrizou em São Paulo (SP) e veio de carro até Juiz de Fora. Ainda conforme o órgão federal, o paciente teria tido contato apenas com a esposa, que está assintomática, em isolamento domiciliar e em monitoramento.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) de que o resultado do sequenciamento genético foi positivo para a variante indiana do coronavírus. A pasta ressaltou que o paciente é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município e que realizou o acompanhamento e monitoramento do homem desde o desembarque.
Ainda conforme a PJF, logo que os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético. “Todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e, desde então, o homem encontra-se isolado dentro do hospital. A Fundação Ezequiel Dias, Funed, foi a responsável pela testagem”, diz a nota.
A Prefeitura já havia confirmado que o homem é brasileiro, morador da cidade, e que chegou da Índia na semana passada. Ele encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia desde que chegou ao município, segundo a pasta municipal, que ainda informou que o caso vem sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a chegada do paciente à cidade.
Tópicos: coronavírus