Foragido acusado de roubar réplica da Constituição no 8 de janeiro é preso em Minas Gerais 

Homem foi condenado a 17 anos de prisão e terá que pagar R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos


Por Tribuna

21/03/2025 às 11h51

atos golpistas foto metropoles
(Foto: Reprodução/Metrópoles)

Um foragido condenado pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi preso, na  quinta-feira (20), em São Lourenço, Sul de Minas Gerais, pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais

O mandado de prisão foi expedido pelo STF que condenou o réu a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. 

O homem foi acusado de furtar uma réplica da Constituição Federal de 1988 durante a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Além da pena de reclusão e detenção, o condenado deverá pagar, de forma solidária com os demais envolvidos, R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos. 

Sobre o condenado 

Marcelo Fernandes, de idade não informada, levou a réplica da Constituição Federal de 1988 da sede do STF durante os atos golpistas de 8 de janeiro. As imagens do homem erguendo o documento em meio aos atos golpistas viralizaram nas redes sociais. Quatro dias depois, ele entregou a réplica à PF, que foi devolvida ao patrimônio da Suprema Corte. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.