Problema no sistema do Detran impede impressão de CRLV em Minas
Dificuldade para realizar o procedimento foi relatada por motoristas à Tribuna e confirmada pelo órgão
Pessoas estão com dificuldade para realizar a impressão do Certificado de Registro de Veículos (CRLV) por conta de um problema no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A adversidade para efetuar a emissão da documentação foi relatada por motoristas à reportagem da Tribuna e confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em contato, via assessoria, na manhã desta sexta-feira (19). A expectativa do órgão é que o processo seja normalizado até o final do dia.
A PCMG informou que o fator causador da falha no sistema já foi identificado e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) foi acionada. De acordo com o órgão, “a falha na emissão dos documentos não afeta a inclusão de informações no banco de dados do sistema de gestão da frota e a realização das vistorias, que podem ser feitas regularmente”.
A dificuldade foi relatada à reportagem, inicialmente, pelo motorista Clayton Santos, leitor da Tribuna. Em conversa, ele afirmou que tenta fazer a impressão do CRLV 2021 desde o último dia 11, mas aparece uma mensagem de erro no final do processo. O aplicativo Carteira Digital, que faz a digitalização dos documentos, também apresenta erros, de acordo com Santos. “Por conta da pandemia, eu não consegui pagar o documento em 2020. Agora, com as coisas melhorando, eu consegui pagar os dois anos. Eu tenho apenas os documentos de 2019 (impressos), mas que já estão inválidos”, relata.
Até o momento em que conversou com a reportagem, Clayton não havia tido retorno do Detran nas tentativas de contato. Pela assessoria, no entanto, o órgão assegurou que “todos os esforços estão sendo empreendidos para que o problema seja sanado ainda nesta sexta-feira”.
A emissão dos documentos de regularização de veículos chegou a ser suspensa pelo Detran-MG no último mês de dezembro por conta da transição para o modelo eletrônico do Certificado de Registro de Veículo (CRV-e) e da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e). Decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região divulgada no último dia 10, no entanto, passou a determinar que o CRLV fosse impresso novamente.