Ação da PF mira esquema de migração ilegal de brasileiros em Minas 

Ação foi iniciada nesta quinta e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ipatinga


Por Tribuna

13/03/2025 às 10h52

PFIpatinga Imigração ilegal
Operação foi deflagrada nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF), deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) a Operação “Cerberus”, que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso voltado para a promoção de migração ilegal e associação criminosa, envolvendo a migração irregular de brasileiros para outros países. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Ipatinga.

De acordo com a PF, o esquema criminoso também envolvia a emissão de documentos falsificados, facilitando a migração ilegal. Estima-se que o grupo recebia pagamentos pela realização de viagens ilegais ao exterior, muitas vezes por meio da transferência de veículos como forma de quitação.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa. As penas máximas para estes crimes podem ultrapassar os oito anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao “Cérberus”, o cão de três cabeças da mitologia grega, que guardava a entrada do submundo, impedindo a passagem de vivos e mortos sem autorização.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.