Empresário mineiro é a vítima fatal da queda de avião na Bahia

Avião de pequeno porte caiu e explodiu no Sul da Bahia; além do óbito confirmado, o piloto e proprietário da aeronave ficou ferido


Por Agência Estado

11/02/2025 às 09h32

O mineiro Fredy Tanos, de 70 anos, proprietário da rede de laboratórios Laboranálise, morreu após um avião de pequeno porte cair e explodir no município de Prado, extremo Sul da Bahia, na segunda-feira (10). Além do empresário, o bioquímico, dono de laboratórios, professor do curso de medicina e ex-secretário de saúde de Eunápolis, Mario Gontijo, que pilotava a aeronave, ficou ferido. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

aviao bahia empresario mineiro Fredy Tanos foto reproducao
Mineiro Fredy Tanos, empresário que morreu com a queda da aeronave (Foto: Reprodução)

Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal foi removida pelo Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia. Já a pessoa com ferimentos foi atendida por socorristas e encaminhada para uma unidade de saúde. Não há informações sobre o atual estado de saúde.

A aeronave de prefixo PU-DLG está registrada em propriedade de Mário Gontijo, de acordo com as Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Foi fabricada em 2020 pela Montaer Ltda. Não há informações sobre a rota que ela fazia antes do registro do acidente.

O avião, que tem dois assentos, está registrado em categoria de aeronave leve esportiva especial. Tem operação negada para táxi aéreo. A situação de aeronavegabilidade está normal.

mineiro morre queda avião
Destroços da aeronave após a tragédia (Foto: Diego Ferrari)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do CENIPA com sede em Recife (PE), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência.

“Durante essa etapa, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação”, disse a Força Aérea Brasileira (FAB).

Na sexta-feira passada (7), um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas. Restos de combustíveis se espalharam sobre um ônibus que estava na via e pegou fogo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.