É golpe: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta para e-mails falsos

Textos enviados por e-mail falam sobre suposta vistoria necessária para empresas, mas trata-se de golpe; internautas são são advertidos a não clicar em links suspeitos e denunciar fraudes


Por Tribuna

09/09/2024 às 12h33

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) emitiu alerta após identificar uma nova tentativa de golpe. Diversas reclamações chegaram ao CBMMG sobre e-mails fraudulentos que estão circulando, nos quais os golpistas se passam pela instituição e afirmam que uma averiguação das instalações de supostas empresas das quais as pessoas fazem parte deverá ser realizada até uma determinada data.

Os e-mails enganam ao afirmar que a vistoria será feita mediante uma denúncia anônima e incluem um link falso, que supostamente detalha as possíveis irregularidades. Além disso, os golpistas alegam não terem conseguido contato com o setor financeiro da empresa, pressionando, assim, a vítima a clicar no link fornecido.

O CBMMG reforça que todas as vistorias são exclusivamente realizadas pela própria corporação e que não há entidades civis autorizadas para tal atividade. Portanto, qualquer comunicação desse tipo, que não seja diretamente do CBMMG, deve ser considerada suspeita.

Para evitar danos, a orientação é não clicar em links de mensagens como essas e denunciar imediatamente qualquer tentativa de fraude na delegacia de crimes cibernéticos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.