Minas Gerais lança edital para seleção de professores formadores e tutores

Processo seletivo busca fortalecer a formação continuada e a valorização dos professores


Por Tribuna

08/11/2025 às 06h00

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou a abertura de um novo edital para a seleção de professores formadores e tutores da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, com o objetivo de fortalecer a formação continuada na rede estadual de ensino. A partir de 2026, o novo modelo de política de formação será mais abrangente, permanente e alinhado às necessidades das escolas e territórios, promovendo uma integração entre teoria e prática.

A iniciativa visa a expansão das formações em todos os 853 municípios de Minas, descentralizando as ações e ampliando o alcance da Escola de Formação, que se tornará um centro estratégico no aprimoramento pedagógico dos educadores. O edital destaca a valorização dos profissionais da educação, garantindo transparência no processo seletivo e a preservação dos direitos funcionais dos docentes, como a aposentadoria especial.

“Estamos construindo uma política de formação sólida, que transformará a educação pública mineira”, afirma o secretário da SEE/MG, Rossieli Soares. A expectativa é que a nova abordagem fortaleça o papel dos educadores, conectando-os aos desafios contemporâneos e às necessidades dos estudantes.

LEIA MAIS notícias sobre Minas aqui

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Resumo desta notícia gerado por IA

  • Governo de Minas Gerais lança novo edital para seleção de professores formadores e tutores.
  • Política de formação será mais ampla, permanente e descentralizada a partir de 2026.
  • Seleção será realizada com transparência e respeito aos direitos funcionais dos educadores.
  • Nova abordagem visa conectar a formação docente às necessidades reais das escolas e territórios.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.