Cursos técnicos gratuitos em MG oferecem mais de 13 mil vagas; há oportunidades em JF

Iniciativa visa ampliar o acesso à formação profissional e preparar jovens para o mercado de trabalho em diversas áreas


Por Tribuna

08/07/2025 às 10h44- Atualizada 08/07/2025 às 11h12

Estudantes alunos sala de aula cadastro escolar
Iniciativa oferece mais de 50 opções de qualificação profissional em 322 escolas (Foto: Pexels)

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), disponibiliza mais de 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre de 2025. A iniciativa, voltada para estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos, oferece mais de 50 opções de qualificação profissional em 322 escolas, distribuídas por 230 municípios mineiros, incluindo Juiz de Fora. A lista das escolas que oferecem educação profissional e cursos pode ser consultada neste link.

A coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Carla Torres Dias, ressalta, em nota divulgada pela Agência Minas, que a expansão da oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais visa proporcionar oportunidades reais de formação profissional aos jovens mineiros. A medida busca desenvolver competências voltadas ao mundo do trabalho e reduzir desigualdades no acesso à educação profissional em diversas regiões do estado.

Entre as novidades, destaca-se o curso Técnico em Administração – Empreendedorismo Juvenil (NEJ), resultado de uma parceria entre a SEE/MG e o Sebrae. Serão abertas 172 turmas nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras nos jovens.

Além do empreendedorismo juvenil, cursos como Enfermagem, Informática, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde e Logística estão entre os mais procurados.

As inscrições devem ser realizadas diretamente nas escolas e, em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

*Texto reescrito com o auxílio do Google Gemini e revisado por nossa equipe.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.