Organizações da Sociedade Civil podem participar da organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente em Minas

Inscrições estão abertas até dia 10 ; evento discutirá a emergência climática e elegerá delegados para a etapa nacional em 2025


Por Tribuna

08/01/2025 às 08h48

Organizações da Sociedade Civil (OSC) de Minas Gerais têm até sexta (10) para se inscreverem no processo que definirá 14 representantes, entre titulares e suplentes, para compor a Comissão Organizadora Estadual (COE) da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de março de 2025, em Belo Horizonte, e servirá como etapa preparatória para a Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá em maio.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) ficará responsável pelo processo de seleção das OSC que integrarão a COE. Os representantes selecionados terão a missão de coordenar, promover e realizar os debates da conferência estadual, além de orientar as comissões municipais. O principal objetivo é elaborar propostas para revisão e implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, com foco na transformação ecológica.

As entidades interessadas devem comprovar atuação em temas ligados ao meio ambiente, mudanças climáticas, segurança energética, mitigação e adaptação a desastres. Cada OSC poderá indicar dois representantes para participar da seleção. A documentação exigida deve ser enviada para o e-mail [email protected], com o assunto “Inscrição – Chamamento 5CEMA”. O resultado da habilitação e a lista de classificados serão divulgados em até sete dias após o encerramento das inscrições no site da Semad e no Diário Oficial do Estado.

Delegados para a etapa nacional

A Conferência Estadual terá como um de seus principais objetivos a eleição de 70 delegados que participarão da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, com a seguinte distribuição:

  • 50% da sociedade civil, com a garantia de que 1/5 será de povos tradicionais e indígenas;
  • 30% do setor privado;
  • 20% do poder público, sendo metade de governos municipais.

O tema definido para a conferência nacional é “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”. As discussões na etapa estadual serão organizadas em cinco eixos principais:

  1.  Mitigação;
  2.  Adaptação e preparação para desastres;
  3. Transformação Ecológica;
  4. Justiça Climática;
  5. Governança e Educação Ambiental.

O relatório final elaborado na conferência estadual será encaminhado à Coordenação Executiva Nacional, que acompanhará o monitoramento das propostas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.