PF realiza operação em Minas contra fraudes no INSS que totalizam R$ 7 milhões
Mandados de prisão e busca foram cumpridos em várias cidades onde grupo falsificava documentos para obter benefícios de amparo a idosos
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), uma operação que desarticulou um esquema criminoso de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), provocando um prejuízo estimado de R$ 7 milhões aos cofres públicos.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Ponte Nova, em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Viçosa. O grupo fraudava documentos como certidões de nascimento, RGs e comprovantes de residência para criar pessoas fictícias e obter benefícios previdenciários, principalmente voltados ao amparo de idosos de baixa renda.
Durante as investigações, foram identificados ao menos 43 benefícios fraudulentos. Os integrantes do grupo agora responderão por estelionato qualificado e associação criminosa, crimes que podem resultar em penas de reclusão de dois anos e quatro meses a nove anos e sete meses.