Com quatro reforços, JF Vôlei chega à reta final de preparação para a Superliga B
Equipe estreia contra o Norde Vôlei na sexta-feira, no Ginásio Municipal; ingressos estão à venda
O JF Vôlei tem menos de uma semana até o primeiro jogo na Superliga B, principal foco da equipe no ano. Depois de um quarto lugar no Campeonato Mineiro, o time comandado por André Silva contou com quase 45 dias de preparação para a competição nacional. Essas atividades, conforme o técnico, foram focadas, principalmente, em bloqueio e linha de passe. A estreia acontece na próxima sexta-feira (6), às 20h, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, contra o Norde Vôlei, do Maranhão. Os ingressos já estão sendo vendidos de forma on-line.
Para a Superliga B, o JF Vôlei confirmou a chegada de quatro novos reforços ao elenco. Os jogadores, que já integraram o primeiro treino com a nova equipe nesta sexta-feira (29), atuam em diferentes posições: Pedro Henrique Oliveira, 20 anos, central; Willian Lucas do Nascimento, 20, oposto; Vinicius Souza, 19, ponteiro; e Eduardo Sabi Faquin, 20, levantador. Todos os atletas chegam da base do Vôlei Renata, equipe de Campinas que joga a Superliga A.
‘Entrar para vencer’
Como conta André, após o Mineiro, os treinos foram melhor divididos, pensando no volume e conjunto total, com a possibilidade de separar os fundamentos e trabalhá-los diariamente. “Focamos no bloqueio e na linha de passes. Temos um time com bom ataque. No entanto, com a ausência do Carlos (machucado), ficamos apenas com o Tarik de levantador, o que trouxe uma pequena defasagem nos treinos na parte ofensiva. Mas, com a chegada dos novos jogadores, acredito que, nessa reta final, conseguiremos recuperar o atraso”, analisa o comandante.
Dessa forma, o JF Vôlei entrará em quadra confiante contra o Norde Vôlei, treinado pelo campeão olímpico Marcelo Negrão. Estamos estudando, preparando e reunindo o máximo de material possível, embora no início da Superliga B isso seja um pouco mais difícil. Nos baseamos no que conhecemos dos atletas para montar a melhor estratégia e alcançar o resultado positivo. A equipe deles foi montada para buscar o acesso, sabemos do potencial, mas o nosso objetivo é claro, entrar para vencer”, garante o técnico da equipe juiz-forana.
Questionado se a agremiação local irá brigar pelo acesso à Superliga A, André prega calma. “Precisamos viver um dia de cada vez, jogo a jogo. Nosso objetivo inicial é buscar a classificação e ficar entre os oito classificados para a fase final. Vamos construindo semana após semana, sem pensar muito à frente, mas sempre mantendo o foco no presente. Vamos manter total concentração em cada jogo e, assim, construir nosso caminho para, quem sabe, disputar a vaga lá em cima”.
‘Estamos entrosados’
Na visão do ponteiro Ruivo, um dos destaques da agremiação no Mineiro, a estreia terá alto grau de dificuldade. “Na Superliga B, todos os times estão muito parelhos. Todas as equipes são bem estruturadas e vão dar trabalho para qualquer adversário. Não esperamos nada menos do que um jogo complicado. Estamos treinando com foco em táticas específicas para nos prepararmos bem para essa partida. Estamos bem entrosados e focando mais no que podemos fazer e melhorar do nosso lado da quadra, ao invés de nos preocupar excessivamente com o jogo do adversário”, explica.
No Norde Vôlei, estão dois conhecidos do JF Vôlei: o levantador Felipe e o central Pablo, que estiveram no clube juiz-forano no ano passado. “São jogadores muito bons. Eles vão contribuir bastante para o time deles e podem nos trazer dificuldades. Apesar disso, estamos treinando e nos preparando para enfrentar essas situações. Sou amigo dos dois fora da quadra, mas, dentro dela, somos adversários. Tenho certeza de que eles farão o melhor para o time deles, e nós também faremos o mesmo do nosso lado”, acredita Ruivo.
Superliga B
Além do JF Vôlei, a competição contará com a participação de outras 13 equipes: Alta Floresta (MT), América Natal (RN), APADE Vôlei Belém (PA), Araguari Vôlei (MG), Araucária Vôlei (PR), Brasília Vôlei (DF), Maringá Vôlei (PR), Monte Carmelo Vôlei (MG), Montes Claros (MG), Norde Vôlei Fortaleza (CE), Praia Grande Vôlei (SP), Real Brasiliense (DF) e Vôlei São Sebastião (SP). As 14 equipes duelam em turno único na fase classificatória, que será disputada até o final de fevereiro. As oito melhores colocadas avançam para os playoffs.
As quartas de final são decididas em uma série de dois jogos. Em caso de empate, será realizado o “Golden Set” para definir o classificado. Nas semifinais, as disputas ocorrem em uma série melhor de três jogos. Já a grande final será disputada em partida única, com mando de quadra para a equipe que tiver obtido a melhor colocação na fase classificatória. Os dois finalistas garantem vaga na Superliga A da temporada 2025/26.