‘El Loco’ Abreu no Tupi? Nicanor Pires diz que ‘por enquanto, é só especulação’
Embora tenha negado a negociação, diretor de futebol não descarta a possibilidade de diálogo com o atleta, que hoje defende o Magallanes CF em Santiago (Chile), nos próximos meses

Em meio ao planejamento do Tupi para o primeiro semestre da temporada de 2019, o nome do uruguaio Sebastián “El Loco” Abreu, 42 anos, teria sido sugerido pela alta cúpula da agremiação como uma boa contratação para o Campeonato Mineiro, segundo informações de bastidores. No ano que vem, Tupi e Tupynambás voltam a se enfrentar na competição após 48 anos. “El Loco” defende, atualmente, o Magallanes CF, clube de San Bernardo, região metropolitana de Santiago, Chile; a equipe, da segunda divisão local, é a 27ª da carreira de Abreu, centroavante ex-Botafogo e ex-Seleção Uruguaia.
Embora tenha afirmado à Tribuna a inexistência da negociação, o diretor de futebol do Tupi, Nicanor Pires, admitiu a possibilidade de diálogo nos próximos meses. “Neste momento, o que eu posso te dizer é que não existe negociação com o ‘Loco’ Abreu. O Tupi não fez proposta, não tem contato com ele ou com o empresário dele. Pode ser que, mais para frente, a situação mude, mas hoje não existe proposta para ele.” Abreu chegou ao Magallanes em julho último depois de passagem pelo Audax Italiano, também de Santiago, Chile. Para viabilizar o negócio, a ideia da diretoria Carijó, a princípio, seria o aporte financeiro de um de seus parceiros para arcar com as remunerações mensais. “Por enquanto, é só especulação”, afirma.
“Descartar [a contração], não, mas não teve negociação, não teve proposta”, reafirma Nicanor; o dirigente, além disso, negou contatos com representantes, procuradores e intermediários de “El Loco” no Brasil, como também reiterou que o jogador não fora oferecido. Em circunstâncias semelhantes – em caso de acordo em futuras negociações -, Abreu defendeu, entre janeiro e abril de 2017, pelo Campeonato Carioca, o Bangu, de Moça Bonita. “Não é um jogador que, caso a gente tenha a possibilidade, a gente vai descartar. Mas tem que ser conversado, [saber] em qual estado físico ele se encontra hoje, questões de lesão, por quanto tempo ele aguenta jogar etc”, diz Nicanor.
De San Lorenzo a Santa Tecla, de El Salvador
“Apesar de ser um jogador com a idade um pouco avançada para o futebol, tem qualidade. Defendeu a Seleção Uruguaia, tem história e jogou em grandes clubes do futebol”, opina Nicanor, perguntado a respeito das qualidades técnicas de “El Loco”. Abreu formou-se no Defensor, de Montevidéu, Uruguai, onde chegou ao primeiro time em 1994. Em 1997 mudou-se para Buenos Aires, Argentina, contratado pelo San Lorenzo. Já em 1998, foi contratado pelo Deportivo La Coruña, da Espanha.
Desde então, passou por 24 outras agremiações, dentre elas o Grêmio, entre 1998 e 1999, Botafogo, entre 2010 e 2012, Figueirense, no segundo semestre de 2012, e Bangu, em 2017. Mais recentemente, peregrina em diferentes centros futebolísticos, como em El Salvador, pelo Santa Tecla, e, também, no próprio Uruguai, pelo Central Español, e, no Chile, pelo Puerto Montt, ambos da segunda divisão. Pelo Uruguai, disputou 70 partidas, nas quais marcou 26 gols. Foi convocado para as Copas do Mundo de 2002 e 2010, além das Copas América de 1997, 2007 e 2011.
Tópicos: tupi