Gabrielzinho conquista oito medalhas de ouro no Brasileiro de natação

Nadador ainda bateu um recorde mundial; juiz-foranos Manu Ribeiro e Gabriel Schumann também têm boa participação


Por Gabriel Silva

27/06/2023 às 15h24

O nadador paralímpico Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, voltou a brilhar nas piscinas do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no último final de semana. O paratleta radicado em Juiz de Fora e que integra o Praia Clube conquistou oito medalhas de ouro nas oito provas que disputou, além de ter batido um recorde mundial. Agora, ele volta as atenções para o Mundial de natação paralímpica, que acontece entre julho e agosto.

Gabrielzinho, da classe S2, foi o melhor nos 50m, 100m e 200m livre, além dos 50m costa, 50m peito e 50m borboleta. Nessa última prova, inclusive, ele alcançou o recorde mundial com o tempo de 52s96, superando a própria marca de 53s80, registrado em março deste ano no World Series de Sheffield. Foi a oitava vez que o mineiro alcança um recorde mundial na piscina do CT Paralímpico.

“A competição foi muito boa e serviu para avaliarmos alguns pontos específicos do programa de treino. Nosso foco da temporada é o Mundial e os Jogos Parapan-Americanos, então é fazer pequenos ajustes e ir em busca dos resultados”, afirmou Fábio Antunes, treinador do paratleta, à Tribuna.

O Mundial de natação paralímpica acontece de 31 de julho a 6 de agosto, em Manchester, na Inglaterra. Na última edição do torneio, em 2022, Gabrielzinho conquistou três medalhas de ouro, nos 50 e 100m costas e 200m livre.

Manu Ribeiro e Gabriel Schumann

Já a paratleta da classe S10 Manuela Ribeiro, do Clube Bom Pastor, competiu em seis diferentes provas em São Paulo, com seis medalhas. Ela conquistou ouro nos 400m e 100m livre, além dos 100m borboleta e 200m medley. A juiz-forana ainda ficou com a prata nos 50m livre com direito a melhor marca pessoal e com o bronze nos 100m costas. “Voltando com mais gás para os treinos depois desse Brasileiro e com planejamentos novos para a próxima competição”, postou.

Também nadador do Praia Clube, o juiz-forano Gabriel Schumann disputou a competição e voltou com medalhas. Ele caiu nas piscinas no 400m livre, na classe S8, e nos 100m peito, na classe SB7, provas em que conquistou a prata.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.