Copa PJF de Futebol Trans acontece no Ginásio Municipal em setembro

Competição terá equipes formadas por atletas transexuais, travestis e não binários


Por Tribuna

26/08/2025 às 15h04

Copa PJF de Futebol Trans acontece no Ginásio Municipal em setembro
(Foto: Felipe Couri)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai promover a 1ª Copa PJF de Futsal Trans nos dias 20 e 21 de setembro de 2025. A competição será realizada no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, com entrada gratuita, e reunirá atletas de diferentes regiões do Brasil em um torneio inédito voltado à diversidade no esporte.

Participarão da Copa seis equipes formadas por atletas transexuais, travestis e pessoas não binárias. Cada time poderá inscrever até 12 jogadores e três membros de comissão técnica. As equipes terão composição mista, com representantes de várias cidades, reforçando o caráter nacional do campeonato.

Um dos organizadores, Gabriel Del’Duca Tavares Ferreira, integrante do Coletivo Transtornados, destacou a relevância da iniciativa. Segundo ele, a Copa cria um espaço seguro e acolhedor em um contexto em que pessoas trans e não binárias frequentemente têm a presença negada em ambientes esportivos.

Outro organizador, Theo Laender, ressaltou que o torneio é fruto de grande empenho e marca a criação de um espaço necessário de participação. Para ele, a Copa reafirma o direito de pessoas trans e não binárias ao lazer, à saúde e ao esporte, colocando em prática a igualdade de acesso a direitos básicos.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.