Mesmo com pĂȘnalti perdido, Tupi vence o Boa Esporte por 1 a 0
Felipe AraĂșjo marca para o CarijĂł e garante os trĂȘs pontos na estreia de Wesley Assis no comando
No primeiro jogo oficial da histĂłria no Campo da UFJF, na tarde desta quarta-feira (24), o Tupi venceu o Boa Esporte por 1 a 0, com gol de Felipe AraĂșjo. A partida foi vĂĄlida pela 6ÂȘ rodada do MĂłdulo II do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o CarijĂł chegou a sua segunda vitĂłria e somou oito pontos e chegou Ă sĂ©tima colocação, mas pode perder posiçÔes a depender dos demais resultados. JĂĄ o Boa Esporte continua com 10 pontos e ocupa a terceira colocação.
O próximo jogo do Tupi é contra o União Luziense, no såbado (27), às 19h, na casa do adversårio. Jå o Boa Esporte enfrenta o Nacional de Muriaé no domingo (28), às 10h30, em casa.
EscalaçÔes
Em sua primeira partida como tĂ©cnico, Wesley Assis promoveu a entrada dos juiz-foranos Elder e Daniel Reis. O CarijĂł foi escalado com Pedro; Adson, Lucas Straub, Roberto JĂșnior e Elder (Bruno Boca); RomĂĄrio, Gean Miller e Daniel Reis (Redney) (Yann); Felipe AraĂșjo (Matheus Reis), LĂ©o Reis e Jonathan Chula (Fabinho).
Jå o treinador Nedo Xavier mandou o Boa Esporte a campo com André Junio; Thomas Ben Hur; Jean Carlos (João Victor), Nuno Boing e Pedrinho (João Duarte); Gabriel, Ruan Pablo e Wagner (Nicolas); Joilson (Rafael Vinicius), Lucas Mineiro (Guilherme Carneiro) e Léo Muchacho.
Primeiro tempo
O inĂcio de jogo foi movimentado. Logo no primeiro lance de perigo, aos cinco minutos, apĂłs cobrança de falta, Lucas Mineiro, do Boa Esporte, desviou e a bola chegou a entrar, mas o bandeira marcou impedimento. JĂĄ aos 10 minutos, Jonathan Chula recebeu em profundidade e foi derrubado na ĂĄrea. O juiz marcou pĂȘnalti e o prĂłprio Chula foi para a cobrança, mas desperdiçou. A bola foi forte, mas em cima do goleiro.
Mas aos 15 minutos, o Tupi abriu o placar. Elder recebeu pela esquerda e cruzou na ĂĄrea. A bola chegou em Felipe AraĂșjo, que tirou do goleiro e abriu o marcador: Tupi 1 a 0.
Aos 18, Elder perdeu a bola para Joilson, que pediu pĂȘnalti no lance seguinte, assim como todo o banco do Boa Esporte. O juiz mandou o jogo seguir. Cinco minutos depois, foi a vez do Tupi reclamar de pĂȘnalti apĂłs Felipe AraĂșjo cair na ĂĄrea, mas novamente, o ĂĄrbitro nĂŁo marcou.
Quando o placar marcava 23, Elder lançou para Felipe AraĂșjo, que tocou para trĂĄs. Adson chegou batendo, mas a bola foi para a linha de fundo. ApĂłs a primeira metade da etapa inicial movimentada, ambos os times diminuĂram o ritmo nos 25 minutos finais. O jogo ficou embolado no meio de campo e as equipes nĂŁo tiveram mais oportunidades claras.
Segundo tempo
A segunda etapa começou aberta. Com a bola, tanto Tupi quanto Boa Esporte tentavam lançamentos para a årea, o que facilitava a zaga adversåria.
Com 15 minutos, o Tupi teve a primeira oportunidade do segundo tempo. LĂ©o Reis foi derrubado na entrada da ĂĄrea e Gean Miller foi para a cobrança. Ele bateu com muita força e obrigou o goleiro AndrĂ© JĂșnior a espalmar para fora.
Aos 20 minutos, o Tupi ficou com um jogador a menos. JĂĄ amarelado, o zagueiro Roberto JĂșnior cometeu falta em LĂ©o Muchacho no terço central do campo e levou o segundo amarelo. Logo apĂłs o ocorrido, Wesley Assis tirou o atacante Felipe AraĂșjo e colocou o zagueiro Matheus Reis.
Mesmo com um a menos, o Tupi nĂŁo recuou. Aos 28, Redney enfiou para Fabinho, que no meio da ĂĄrea, chutou cruzado. A bola saiu mascada e o goleiro AndrĂ© JĂșnior encaixou. O Boa Esporte tentava chegar com faltas cobradas para ĂĄrea e cruzamentos, mas sem sucesso.
A principal chance do Boa foi aos 40. Após bola lançada na årea, a sobra ficou com Nicolas, que chutou prensado. A bola saiu ao lado do goleiro Pedro. Jå aos 42, após nova falta cometida pelo Tupi, Rafael Vinicius cobrou no canto e o arqueiro alvinegro espalmou para fora, em um lance de muito perigo. No lance seguinte, escanteio fechado cobrado por Rafael Vinicius e confusão do goleiro Pedro, que quase resultou em gol.
O juiz deu nove minutos de acréscimos, em que o Tupi se defendeu e o Boa Esporte não conseguiu chegar ao gol de empate. Em um dos lances finais, Rafael Vinicius cobrou falta e a bola carimbou a trave. O juiz ainda deu mais dois minutos, mas o placar não se alterou. Fim de jogo na primeira partida oficial na UFJF: Tupi 1 x 0 Boa Esporte.
“Lutamos muito”, afirma Wesley Assis
ApĂłs a partida, o tĂ©cnico Wesley Assis celebrou a dedicação dos jogadores no confronto com o Boa Esporte. “NĂłs lutamos muito e conseguimos representar nosso torcedor, nosso clube e a famĂlia dos atletas. Com relação Ă parte tĂ©cnica, nĂŁo foi o que a gente queria. Mas com relação ao coração e ao espĂrito, eles entenderam o que a competição pede e nĂłs ficamos muito satisfeitos com o resultado de hoje (…). Daqui para frente Ă© pĂ© no chĂŁo, trabalho, porque ainda temos muita estrada para percorrer”.
O novo treinador tambĂ©m comentou sobre os critĂ©rios para a escolha dos jogadores para a equipe titular e tambĂ©m durante a partida. De acordo com ele, a dedicação diĂĄria vai definir quem vai entrar em campo. “A gente vai valorizar aqueles que trabalharem durante o dia a dia, independente se sĂŁo do Rio, da ParaĂba ou de Juiz de Fora. O nosso objetivo Ă© nos fortalecer como um grupo, independente da localidade de onde os atletas nasceram”.