Entraves jurídicos impedem participação do Sport no Estadual
Atualizada às 18h28, do dia 25/05
O Sport Clube de Juiz de Fora está mesmo fora da disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2017. Isso porque a participação do clube dependia da assinatura do contrato entre o Sport e a empresa Gênesis, do ex- lateral da Seleção Brasileira e do Botafogo, Josimar. O que acabou não acontecendo. De acordo com o diretor de futebol do periquito, Israel Werneck, mesmo com a realização do arbitral, na última semana, pela Federação Mineira de Futebol (FMF), que definiu as nove equipes que disputarão o campeonato, a partir do dia 29 de julho, ainda havia a possibilidade da inserção do time de Juiz de Fora no torneio, tendo em vista o pequeno número de clubes inscritos e por ainda não ter sido divulgada a tabela da competição.
No entanto, o diretor de Esportes do clube, Jorge Ramos, deu como encerrada a participação do time de Juiz de Fora no torneio estadual. Segundo Ramos, a disputa ficou inviabilizada depois que o pedido de prorrogação do prazo de inscrição não foi atendido pela FMF. Além disso, há um temor de que uma disputa sem a segurança jurídica e financeira de uma parceria comprometa o patrimônio do clube. “Não vou dizer que desistimos do projeto. Acredito que demos um passo atrás, para nos reestruturarmos e não comprometer o patrimônio do clube. Sem segurança não vamos entrar em nenhuma disputa”, destaca Ramos.
Apesar das dificuldades encontradas para fechar o contrato, Werneck afirma que a parceria não traria nenhum prejuízo para o clube, pois a empresa Gênesis arcaria com todas as despesas e, inclusive, caso o contrato fosse assinado, adiantaria um depósito de cerca de R$ 100 mil na conta do clube para cobrir as despesas iniciais, como salários da comissão técnica e dos jogadores. “A minha parte eu fiz, que era de captar recursos para o clube e viabilizar a participação. Mas não posso fazer nada em relação ao jurídico. O Josimar me liga todos os dias, perguntando sobre a assinatura do contrato, mas não depende mais de mim, está nas mãos dos diretores. Com o contrato assinado, ainda teríamos condições de pleitear a vaga para a disputa”, acrescenta o diretor de futebol.
Copa São Paulo
Apesar da desistência da disputa do Campeonato Mineiro, o Sport ainda pode conseguir a vaga para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2018, mesmo sem disputar uma competição oficial no estado, como exigido. De acordo com diretor de Futebol do Sport, Israel Werneck, as competições são distintas, pois a participação na Copa São Paulo foi um convite recebido através de um contato do empresário Aldair (ex-zagueiro da Roma da Itália, do Flamengo e da Seleção Brasileira) junto à Federação Paulista, e a disputa de uma competição oficial este ano seria um pedido para justificar a sua participação, pois mais de 20 equipes em Minas Gerais também pleiteiam uma vaga na competição, que é a maior vitrine do futebol de base do país. “Em relação à Copa São Paulo é mais fácil, pois depende apenas de uma conversa do Aldair, que chega ao Brasil em agosto, com a FPF. Mas vamos precisar da parceria com um investidor para conseguirmos a participação”, finaliza.