JF Vôlei usa intertemporada para corrigir erros às vésperas da Superliga
Trabalho da equipe já está voltado para a estreia na elite nacional; reforços não são descartados

Após ser eliminado na primeira fase do Campeonato Mineiro, encerrada já em outubro, o JF Vôlei ganhou um período de 17 dias sem jogos para se preparar exclusivamente para a Superliga até a estreia na principal competição da temporada, que acontecerá na próxima terça-feira (21), às 18h30, contra o Sada Cruzeiro, no Ginásio do Riacho, em Contagem. Desde então, o foco dos atletas e da comissão técnica está voltado para corrigir os erros cometidos no estadual.
De acordo com o supervisor técnico do JF Vôlei, Helder Zimmermann, a equipe precisa de mais estabilidade nas partidas, principalmente nos momentos decisivos do jogo, como os fechamentos de sets. André Silva, técnico do clube, afirma que a oscilação no estadual foi natural, visto que o elenco sofreu mudanças para a temporada. “O Mineiro serviu tanto de teste para nós, como para colher material dos adversários para a gente estudar e melhorar a nossa equipe. Vimos o que a gente mais errou para tentar ajustar nesta intertemporada, e são detalhes que a gente precisa ajustar”, diz o treinador.
Parada não desejada, mas importante
No entendimento de Helder, o desempenho da equipe durante o Campeonato Mineiro “ocorreu de maneira normal”, apesar da eliminação. Para o dirigente, em uma disputa de tiro curto, como foi a do estadual — que, em sua avaliação, é o mais forte do Brasil — todo erro custa caro. “Se tivesse um returno, talvez a gente começaria um ponto atrás e iria brigar por essa classificação. Mesmo assim, o Campeonato Mineiro foi extremamente válido para as observações da equipe técnica e para as testagens dos jogadores. Queria estar classificado (para a semifinal)? Queria. Mas nada que seja o fim do mundo, muito longe disso”, pontua.

André também destaca que desejava ter disputado as finais do Campeonato Mineiro, mas como não foi possível, valoriza o tempo a mais de descanso e treinos para preparar os jogadores para a Superliga. ”Aproveitamos esse tempo para a gente trabalhar fisicamente, mentalmente e tecnicamente os jogadores. Foi importante para dar um respiro para os atletas, porque vem aí uma jornada extremamente difícil, que é a Superliga”, relata.
Possibilidade de contratações
Em entrevista concedida à Tribuna em julho deste ano, Helder disse que o planejamento da direção e da comissão técnica do JF Vôlei era fechar o elenco antes da disputa do Campeonato Mineiro, já que o intervalo entre a competição e a Superliga é curto. Passado o estadual, o supervisor afirma que o clube monitora o mercado em busca de reforços pontuais.
“O elenco nunca está 100% fechado. Ele só fecha no dia que a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) fechar a inscrição, em fevereiro. Se houver a possibilidade de trazer algum reforço, que a gente entenda que vai agregar, tanto para os treinamentos quanto para os jogos, vamos trazer, mas dentro das nossas condições. Se a gente não puder, a gente não faz”, diz Helder.
André reforça que qualquer possibilidade de contratação é debatida previamente entre direção e comissão técnica, mas destaca que o cenário que se apresenta no mercado para o JF Vôlei é difícil. “Se pintar oportunidade, vamos estudar com carinho. Afinal de contas, é um grupo muito jovem, e caso venha alguém mais experiente, ajudaria bastante a equipe”, afirma.
Tabela da Superliga
Em seu retorno à Superliga, o JF Vôlei faz sua primeira partida na terça-feira (21), às 18h30, contra o Sada Cruzeiro, no Ginásio do Riacho, em Contagem. O jogo terá transmissão do SporTV. A estreia no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos será contra um velho conhecido: o Monte Carmelo, equipe que superou os juiz-foranos no Mineiro desta temporada e na decisão da Superliga B 2024/2025. O confronto acontecerá no dia 26 de outubro, um sábado, às 20h. A tabela completa da equipe local está disponível neste link.