Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa Dadinho acontece em JF
Será a segunda vez que a competição acontece fora do Rio de Janeiro

O Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, no sábado (16) e no domingo (17), o 15º Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa na modalidade dadinho. Essa é apenas a segunda vez que será realizada fora do estado do Rio de Janeiro, onde se originou essa regra. A competição reunirá 32 equipes, que representarão 25 clubes de seis estados do país, e será aberta ao público.
Ao todo, serão 17 equipes do Rio de Janeiro, 11 de Minas Gerais, além de um representante de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Destas, destacam-se os clubes profissionais de futebol que possuem atletas de futebol de mesa: Avaí, América-RJ, Botafogo, Duque de Caxias-RJ, Flamengo, Fluminense, Friburguense-RJ, Tupi e Vasco da Gama.
Serão montadas 64 mesas em todo o ginásio, com os jogos iniciando às 10h e sendo finalizados às 17h30 no sábado. No domingo, as partidas começarão no mesmo horário, mas terão duração até às 13h30.
O atual campeão do Brasileiro é o River Futebol Clube-RJ, que conquistou seu segundo título no ano passado. Destacam-se como os favoritos à conquista deste ano o América, tetracampeão, assim como o Flamengo. O Fluminense também possui um título, vencido em 2023. O Tupi também é um dos candidatos ao título deste ano, já que terminou em terceiro na edição anterior.
História da modalidade
A modalidade surgiu no final dos anos 90 no Rio de Janeiro, tendo uma forte concentração de praticantes na Tijuca. Em 2005, o dadinho se tornou uma das regras oficiais brasileiras, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). Desde então, apresentou um grande crescimento, sendo praticada em 14 estados do Brasil.
Em Minas Gerais, a regra começa a ser implantada no ano de 2011, tendo os primeiros campeonatos organizados em 2012 pelos botonistas Luiz Colla e Leonardo Stumpf, do Tupi, que comandaram o movimento até o ano de 2017. Desde então, quem assume é o Renato Souza, do Eldorado, que fundou a Associação Juiz-forana de Botões (AJF). Atualmente, já foram organizados mais de 110 campeonatos no estado.