Gabriel Araújo é campeão mundial nos 100m costas em Portugal
Atleta bicampeão paralímpico mantém alto nível e leva primeiro ouro no torneio com recorde do campeonato; ao lado do técnico juiz-forano Fábio Antunes, ele ainda irá disputar duas provas
De Juiz de Fora a Tóquio, das piscinas brasileiras às europeias, Gabriel Araújo e o dourado não se separam. Desta vez, o nadador radicado em Juiz de Fora foi ao topo do pódio no Mundial de Natação Paralímpica, realizado na Ilha da Madeira, em Portugal, na disputa dos 100m costas, classe S2, com o tempo de 1min57seg69, recorde do campeonato.
O chileno Alberto Caroly Abarza Diaz (2min00seg45) e o polonês Jacek Czech (2min02seg05) completaram o pódio. A prova teve transmissão pelo YouTube Paralympic Games, assim como todo o Mundial.
Este foi o primeiro título mundial de Gabrielzinho, atual bicampeão paralímpico. Em Tóquio 2020, o nadador de apenas 20 anos havia conquistado a prata na mesma prova. Na ocasião, ele fechou os 100 metros em 2min02seg47, tempo que conseguiu abaixar em quase 5 segundos na Ilha da Madeira.
Gabriel representa o país ao lado do treinador Fábio Antunes, coach juiz-forano também da seleção brasileira.
Mais duas provas
O Mundial está longe de terminar para o mineiro radicado em Juiz de Fora. Gabrielzinho volta à piscina portuguesa ainda nesta quarta-feira (15), quando irá nadar os 200m livre. Por fim, na sexta-feira (17), ele encerra a sua participação na Europa com a busca pelo pódio na prova dos 50m costas.
A expectativa é de mais duas medalhas, visto que as próximas provas são especialidades de Gabriel, nas quais ele obteve as duas medalhas de ouro da Paralimpíada de Tóquio no ano passado.