Juiz-forano é convocado pela seleção brasileira de curling para Mundial

Competição de duplas mistas acontece em maio, no Canadá


Por Vinicius Soares*

13/02/2025 às 06h00

Juiz-forano é convocado pela Seleção Brasileira para Mundial de duplas mistas de curling
Pedro é capitão da seleção com 15 anos (Foto: Arquivo pessoal)

O juiz-forano Pedro Ribeiro, de 15 anos, já fez história pela seleção brasileira de curling. O jovem participou da primeira vitória do país na modalidade em uma Olimpíada, durante os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, realizado em janeiro de 2024, e da disputa do Campeonato Mundial Júnior-B, como capitão da equipe, em dezembro do ano passado, na Finlândia. Agora, o atleta foi convocado para competir na primeira edição do Campeonato Mundial Júnior de Curling de Duplas Mistas, que acontecerá em Edmonton, no Canadá, de 6 a 11 de maio.

A convocação para o Mundial já era esperada por Pedro que, para manter o alto nível na modalidade, vem seguindo uma rotina disciplinada de treinamentos, com quatro sessões durante a semana, além de participar de campeonatos. Na competição, o jovem fará dupla com Melissa Sampaio, integrante da seleção brasileira feminina. “Estou feliz demais. Experiência única que jamais pude esperar. Participar do campeonato de dupla mista juvenil ainda tão jovem, significa estar dando mais um passo nessa carreira incrível. Mal posso esperar”, relata o adolescente.

Para a mãe de Pedro, Luciana Ribeiro, ver o filho em mais uma competição representando o Brasil no curling é motivo de muito orgulho. “Ficamos surpresos com a notícia que Pedro e Melissa representariam a dupla mista juvenil brasileira. Pedro ainda tão jovem, mas com grandes planos para sua carreira de atleta. Não me canso de dizer que sou puro orgulho. Orgulho por ter um filho representando nossa pátria amada, e por ter criado um menino que se dedica ao esporte como um verdadeiro atleta. Com disciplina, dedicação, determinação, e preocupado sempre em levar uma vida saudável”, afirma.

Competições pelo Brasil

Em janeiro de 2024, durante os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que foi realizado em Gangwon, na Coreia do Sul, Pedro e os companheiros de seleção protagonizaram um momento histórico para o esporte brasileiro: a primeira vitória do país na modalidade em uma edição das Olimpíadas. Na ocasião, a equipe tupiniquim venceu a Alemanha por 6 a 4.

Já em dezembro do ano passado, Pedro competiu no Campeonato Mundial Júnior-B, em que a seleção brasileira, que estava no Grupo C, juntamente com Áustria, Bolívia, Quênia, Coreia do Sul, Letônia, Polônia e Suécia, conquistou uma vitória nos sete jogos realizados na competição, contra a Bolívia, por 18 a 2.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Tópicos: curling / pedro ribeiro

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.