Fab Melo é sepultado em Juiz de Fora
Anteriormente previsto para a manhã desta segunda-feira (13), ocorreu no início da tarde de domingo (12), no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, o sepultamento do corpo do jogador de basquete Fab Melo, 26 anos. O atleta foi encontrado morto em casa, no Bairro Fábrica, no sábado, pela mãe, de 55 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Fabrício Paulino de Melo ficou ganhou fama em 2012, quando foi selecionado pelo Boston Celtics na 22ª escolha do draft (seleção de jogadores para as equipes da NBA), após duas temporadas atuando pela Universidade de Syracuse. Ele também defendeu Maine Red Claws, Memphis Grizzlies, Dallas Mavericks e Texas Legends, além do Caciques de Humacao, de Porto Rico, antes de retornar ao Brasil, em 2014. Aqui, seu último clube foi o Brasília, pelo qual disputou o NBB.
No sábado à noite, as redes sociais foram inundadas por mensagens de condolências de atletas e instituições ligadas ao basquetebol. Em nota oficial, a Liga Nacional de Basquete (LNB) lamentou “profundamente” a morte de Fab Melo. “Neste momento de dor e tristeza, desejamos nossos sentimentos a toda família e amigos desse gigante do basquete.” Seu antigo clube também prestou homenagem. “A Liga Sorocabana está em luto. O Fab sempre foi um cara correto, um menino de coração muito bom, de coração gigante. O basquete perde um grande talento”, lamentou o técnico Rinaldo Rodrigues, da LSB/Uniso, equipe por onde Fab Melo fez uma excelente temporada no NBB do ano passado.
Guilherme Giovannoni, capitão do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, última equipe do pivô no NBB, também comentou a morte do atleta. “O Fab era um cara que sempre estava com o sorriso no rosto. Ele estava sempre de bom humor e tinha um coração enorme. Muito triste essa notícia”, lamentou o jogador da Seleção Brasileira. “Ele teve uma rápida passagem por Brasília, mas ao mesmo tempo criou vínculos afetivos muito fortes com o grupo, devido ao seu carisma e sua boa companhia. Recebemos com muito pesar a notícia do seu falecimento. Só posso desejar conforto para a família e dizer que ele era um sujeito muito querido”, disse o ala Pilar, também companheiro de Fab Melo no Brasília. “Fabrício era um meninão alegre, contagiava sempre o grupo com seu bom humor e felicidade, um fim trágico e doloroso pra família e amigos”, completou outro companheiro em Brasília, o armador Fúlvio.
O supervisor do Franca Basquete, Lula Ferreira, relembrou da primeira convocação para a Seleção Brasileira, em 2007. “O Cesar Guidetti (do Pinheiros) era o técnico e eu o assistente, e nós apostamos no Fab Melo, que era ainda meio cru, mas tinha um potencial enorme. Foi ali que ele começou a chamar a atenção. Sempre foi um garoto alegre. Realmente uma pena”, afirmou Lula. Em seu perfil oficial no Facebook, a NBA Brasil também prestou homenagem ao pivô. “A NBA lamenta o falecimento do brasileiro Fab Melo, ex-jogador de Boston Celtics, Memphis Grizzlies e Dallas Mavericks, ocorrido neste sábado. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs”, diz a nota.