Tupi só depende de si para ir à segunda fase do Módulo II do Mineiro
Após vitória contra o Aymorés, Galo Carijó encosta no G-3 a duas rodadas do fim da fase inicial do campeonato
A vitória por 2 a 1 contra o Aymorés, na última segunda-feira (10), em Juiz de Fora, mudou as pretensões do Tupi no Módulo II do Campeonato Mineiro. Antes dessa partida, o Alvinegro de Santa Terezinha era o lanterna do Grupo A, com seis pontos. Mas agora, a equipe está na quarta colocação, com nove pontos, um a menos que o próprio time de Ubá, que é o primeiro time dentro do G-3, grupo que se classifica à próxima fase da competição.
Até o momento, oito partidas da primeira fase já foram realizadas – restando dois jogos. O Tupi pega o Democrata-SL, atual líder, com 11 pontos, neste sábado (15), em casa. Depois, o duelo é contra o Betim, segundo colocado, também com 11 pontos, longe de Juiz de Fora, no dia 22.
Desta forma, com dois jogos contra adversários que também estão na briga para avançar, o Galo Carijó só depende de si para chegar no G-3 na última rodada: se vencer as duas partidas restantes, garante a classificação. Até mesmo uma vitória e um empate podem levar o time à fase seguinte, dependendo de uma combinação de resultados.
‘Mudamos a atitude’
Em entrevista coletiva após a vitória contra o Aymorés, o técnico Guiba comemorou o desempenho do Tupi. “O jogo foi difícil, assim como foi contra o Valerio, muito disputado e de força física. Conversei muito com os atletas que precisávamos de fazer um gol nos 90 minutos, para que a equipe adversária sentisse. Eles fizeram isso, tiveram paciência, equilíbrio e sabedoria para fazer o segundo. Tomamos gol em algo que treino muito, exaustivamente, que é a bola parada. Inclusive minha preleção é baseada nisso, porque se ganha e se perde muito na bola parada”, analisa o técnico.
Conforme diz o comandante, os jogadores entenderam rápido sua ideia de jogo. “Eles são bons e rodados, ninguém desaprende a jogar. Mudamos a atitude. Conseguimos um empate e uma vitória, nos aproximamos mais da zona de classificação. Essa vitória dá muita moral, credibilidade e confiança para dar sequência nesses dois jogos que faltam. Agora é ir para o jogo contra o Democrata-SL, que respeitamos muito, mas precisamos nos impor”.
‘Não deixamos o caráter de lado’
Autor de um dos gols do triunfo depois de voltar de lesão, o volante Gean Carlo diz que, internamente, todos estão unidos em prol do acesso. “Como atletas, passamos por dificuldades e turbulências, mas não podemos deixar nosso caráter de lado e muito menos duvidar da gente. Tivemos conflitos e resultados negativos, mas o novo treinador chegou e deu apoio e motivação. Era o que precisávamos, liberdade de ir para cima, não ter medo. Agradeço a torcida, entendemos a cobrança, mas temos potencial, já que vestimos a camisa do Tupi, que é muito grande. Em nenhum momento nós, atletas, desconfiamos”, frisa.
Já o goleiro Ésio, mais uma vez destaque do time na partida, vibra com a possibilidade de buscar a classificação. “Era um momento difícil para a gente, mas nada como um trabalho duro durante a semana. Só Deus sabe como é o dia a dia. E hoje está aí o resultado, que é muito importante. Uma vitória maravilhosa, muito difícil. Peço que os torcedores continuem apoiando, acreditem. Temos família, lutaremos até o final”, promete o juiz-forano.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva