Eventos esportivos em todo o mundo são cancelados pelo surto do coronavírus

Libertadores, Liga dos Campeões, tênis, basquete e até Fórmula 1 são afetados por medidas de prevenção


Por Tribuna

12/03/2020 às 21h31

(Gazeta Press) Eventos de todo o mundo estão sofrendo alterações em função do coronavírus. Nesta quinta-feira, a Conmebol anunciou a suspensão dos jogos da Libertadores a partir da próxima semana. As partidas que aconteceriam a partir do dia 16 de março estão desmarcadas por tempo indeterminado. Confira outros eventos também cancelados:

Liga dos Campeões

(Gazeta Press) – A Uefa anunciou que dois confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões estão adiados. Tanto Manchester City e Real Madrid, quanto Juventus e Lyon seriam disputados na terça-feira, mas agora as partidas estão sem data definida. A decisão de adiar as partidas se deve aos decretos de quarentena de Real Madrid e Juventus. No clube espanhol, um jogador do basquete foi detectado com coronavírus. O mesmo ocorreu com o zagueiro Rugani, que atua na equipe italiana.

O Campeonato Espanhol também foi suspenso como precaução à pandemia do coronavírus. Nesta quinta, a La Liga, organizadora do torneio nacional, anunciou o adiamento ao menos das duas próximas rodadas do torneio. Na quarta, a Real Federação Espanhola de Futebol havia anunciado o adiamento da decisão da Copa do Rei, marcada para 18 de abril. A Espanha segue, assim, os passos da Itália, que também suspendeu a disputa do seu campeonato nacional.

Tênis e basquete

(AE) – A quinta foi agitada também no tênis. Horas depois do prefeito de Miami, nos Estados Unidos, ordenar o cancelamento de qualquer evento na cidade com aglomeração de pessoas, que ocasionou como consequência imediata o adiamento do Masters 1000 de Miami, com início previsto para o próximo dia 23, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) se posicionou sobre o assunto e declarou que o circuito profissional estará suspenso pelas próximas seis semanas. A suspensão da entidade que comanda o tênis masculino significa que todos os eventos ATP e de nível Challenger programados até e inclusive na semana de 20 de abril não ocorrerão.
Já a Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou nesta quinta a suspensão de todas as suas competições por tempo indeterminado, em decisão que entra em vigor a partir desta sexta. A NBA tomou a mesma medida na noite de quarta-feira, após Rudy Gobert, do Utah Jazz, testar positivo para o Covid-19.

Fórmula 1 anuncia cancelamento do GP da Austrália

A direção da Fórmula 1 anunciou na noite desta quinta que o GP da Austrália, o primeiro da temporada 2020, foi cancelado. A decisão foi tomada a poucas horas do início do primeiro treino livre da etapa, em Melbourne. A corrida estava marcada para domingo, no Circuito Albert Park.
A decisão foi anunciada após reunião envolvendo chefes de equipe, dirigentes da Fórmula 1 e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e membros da Australian Grand Prix Corporation, que detém os direitos de realização da etapa australiana.

“Essas discussões concluíram com a opinião da maioria das equipes de que a prova não deveria ser realizada. A FIA e a Fórmula 1, com total apoio da organização do Grande Prêmio da Austrália (AGPC), tomaram a decisão de cancelar todas as atividades da F-1 para esse GP. Sabemos que é uma notícia decepcionante para os milhares de fãs e para aqueles que compraram ingressos, que serão reembolsados”, anunciou a F-1, em comunicado.

No início do dia, a McLaren já tinha anunciado sua desistência de disputar o GP. O time britânico tomou a decisão após ter um dos funcionários diagnosticado com o novo coronavírus e colocado em isolamento. Após esse episódio, a FIA convocou uma reunião com os outros nove chefes de equipe.

A organização da F-1 não revelou detalhes de como ficará a temporada após o fim de semana. Pela decisão anunciada, a corrida foi cancelada, logo não terá nova data no calendário de 2020. “A Fórmula 1 e a FIA, com todo o apoio da AGPC, tomaram a decisão de que todas as atividades do GP da Austrália foram cancelados.”

“Sabemos que esta é uma notícia muito decepcionante para os torcedores que pretendiam assistir à corrida no circuito. Todos aqueles que compraram ingressos serão reembolsados e um novo anúncio será comunicado em breve.”

Chama dos Jogos Olímpidos sem público

Atenas (AE) – A chama dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi acesa nesta quinta-feira, no berço dos Jogos antigos, em uma cerimônia reduzida e sem a presença de público por causa do surto do coronavírus, dando início ao revezamento da tocha, que se encerrará em 24 de julho, com a realização da cerimônia de abertura.
Em pé na frente das ruínas do templo de Hera em Olímpia Antiga, a atriz grega Xanthi Georgiou, fazendo o papel de sacerdotisa pagã, usou um espelho côncavo para direcionar os raios do sol para uma tocha de prata, provocando o fogo.

Depois, ela a passou para a atiradora grega Anna Korakaki, medalhista de ouro nos Jogos do Rio e responsável por iniciar o revezamento. A próxima a portá-la foi a japonesa Mizuki Noguchi, campeã olímpica da maratona em 2004.
Após um revezamento de sete dias pela Grécia, a chama será entregue aos organizadores dos Jogos de Tóquio na próxima semana em uma cerimônia no antigo estádio reconstruído em Atenas onde foi realizada a primeira edição da era moderna da Olimpíada, em 1896. No Japão, o revezamento da tocha começará em 26 de março a partir da província de Fukushima que foi devastada pelo terremoto e tsunami de 2011.

A parte cerimonial do evento de acendimento da tocha olímpica foi realizada com seu tradicional esplendor: jovens utilizando roupas tradicionais, uma oração para Apolo – o deus grego da luz -, danças sob o som de flautas e tambores, tudo isso sob um esplêndido céu azul.

Mas o medo do coronavírus forçou as autoridades gregas a proibir a presença do público na cerimônia, algo que não ocorria desde 1984, além de reduzir severamente o número de convidados e jornalistas. Normalmente, milhares de pessoas de muitos países se reúnem nas margens do antigo estádio de Olímpia para acompanhar a cerimônia.

Os Jogos antigos começaram em 776 a.C. e foram realizados em Olímpia por mais de 1.000 anos, até que foram interrompidos nos primeiros anos do cristianismo por causa de seu passado pagão.

“Dezenove semanas antes da cerimônia de abertura, estamos fortalecidos neste compromisso das muitas autoridades e organizações esportivas de todo o mundo que estão tomando tantas medidas importantes para conter a disseminação do coronavírus”, disse Thomas Bach, presidente do COI. “Somos gratos ao povo japonês que está abraçando esses Jogos com tanto entusiasmo”, acrescentou.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.