Atletas radicados em JF alcançam top-6 na Volta Internacional da Pampulha
Amanda Oliveira e Flávio Stumpf ficam entre os três melhores brasileiros na tradicional prova
O corredor petropolitano Flávio Stumpf, radicado em Juiz de Fora, terminou a Volta Internacional da Pampulha, uma das corridas mais importantes do país, na sexta colocação. Ele correu os 18,5 quilômetros em 59min20seg, menos de um minuto atrás do quinto colocado, Giovani dos Santos – último atleta que subiu no pódio entre os homens. O campeão masculino foi Fábio Jesus Correia, com 55m09seg. No feminino, Amanda Oliveira alcançou a quinta colocação. Ao todo, foram 19 mil inscritos entre atletas profissionais e amadores na 25ª edição da prova, realizada no último domingo (8), em Belo Horizonte.
Em entrevista à Tribuna, o campeão do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora deste ano comemorou o resultado expressivo na Pampulha. “Foi uma prova de técnica e estratégia. Estava muito calor, teve que mudar o horário (da prova) pelo alerta. Largamos às 6h, mas a umidade estava muito alta, atrapalhou um pouco o rendimento. Mas meu desempenho foi muito bom. Não esperava chegar entre os dez primeiros”, conta.
Um momento em particular da corrida marcou Flávio. “Foi uma emoção enorme ver o Giovani dos Santos perto de mim. Ele é uma referência, campeão dessa prova seis vezes, fiquei impressionado. Quando cruzei a linha de chegada, comecei a chorar. Sei o quanto luto, as dificuldades que tenho. Treino todo dia às 19h após trabalhar o dia todo. Não vivo de corrida, mas vou atrás”, diz o corredor.
Com o intuito de continuar representando Juiz de Fora, o corredor pede apoio da cidade. “Levar o nome da cidade é gratificante, pois foi o lugar que me acolheu. Já estou aqui há doze anos. Espero que a Prefeitura e as empresas vejam os atletas com um olhar diferente, para conseguirmos patrocínios”.
Amanda Oliveira é pódio na Pampulha
Nascida em Mercês e radicada em Juiz de Fora, Amanda Oliveira foi a quinta colocada no feminino na Volta Internacional da Pampulha, com o tempo de 1h07min21s. A campeã foi Vivian Jerop, do Quênia, com 1h06m34s. A atleta mineira já havia tido destaque no último ano ao ficar entre as dez melhores corredoras na São Silvestre, corrida mais tradicional do Brasil.
Conforme avalia a corredora, seu desempenho foi satisfatório na corrida em Belo Horizonte. “Estava em recuperação da maratona de Curitiba, mas fui confiante de que poderia fazer uma boa prova, apesar de não ter me preparado especificamente para a Pampulha. Fiquei em oitavo lugar durante boa parte, e consegui buscar a quinta colocação no final”, relata.
Para ela, que conseguiu o quarto pódio consecutivo na Volta Internacional da Pampulha, o ano foi de realizações pessoais. “Também participei de duas maratonas, fui vice no Rio de Janeiro e terceiro em Curitiba. Para o ano que vem, espero correr fora do país”, projeta.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: amanda oliveira / flavio stumpf / pampulha